quinta-feira, 25 de junho de 2009

Revistas - Jornal da BD (3)

A BD publicada (cont)

Uma série que, apesar de não ter surgido na estreia, manteve presença regular na revista, foi Blueberry, uma das que mais sofreu com a qualidade do papel.
Foram 10 os episódios publicados, incluindo os dois primeiros da série: Forte Navajo e Tempestade no Oeste.
Sendo uma série em que os episódios são sequenciais, a publicação sofreu dos mesmos problemas que a publicação em álbuns. Foram publicados fora da sequência.
O homem da estrela de prata, A mina do alemão perdido, O espectro das balas de ouro, Nariz partido, A longa marcha, A tribo fantasma, A ultima cartada e A pista dos Sioux, foram os restantes episódios publicados.
Blueberry

A série clássica Michel Vaillant, da autoria de Jean Graton teve 6 episódios publicados. Uma das séries de mais longevidade na banda desenhada e de maior popularidade.
Eis alista das histórias publicadas: A revolta dos reis, A 300 à hora em Paris, O homem de Lisboa, Encontro em Macau, Rali sobre um vulcão e Racing Show.

Vinheta de Michel Vaillant
Não apareceu no início da revista, apenas surgiu no número 86, mas a partir daí a série Spirou e Fantasio teve presença assídua. Entre episódios longos e curtos foram publicadas 15 histórias diferentes, nenhuma delas recente. Variaram entre Como uma mosca no tecto, originalmente publicada em 1949, da dupla Jijé e Franquim, a Revolta no Chantung, de Fournier, datada de 1979. As restantes histórias foram Os chapéus negros, Mistérios na fronteira, Spirou e os homens rãs, O gorila, Férias sem história, Os elefantes , O mensageiro da morte, O talismã africano, A sombra do Z, Um natal clandestino. O feiticeiro de Talmourol, Uma partida da redacção e O castelo do sábio louco.
Mais uma série em que as histórias e os personagens se relacionam com factos anteriores e em que a ordem cronológica não foi seguida. De sublinhar que 5 dos episódios longos foram publicados nos números especiais.
Spirou em O gorila

Estrumpfes parece uma série um pouco deslocada em termos de conteúdo nesta revista, apesar da frequência elevada com que surgiu. 8 episódios longos: A estrumpfina, Os estrumpfes negros, A fome dos estrumopfes, O ladrão de estrumpfes, O estrumpfonauta, O estrumpfissimo, Estrumpfe contra Estrumpfe e O estrumpfe mágico.
Mas a série também foi surgindo em histórias curtas de 1 página por 12 vezes mais.

Os Estrumpfes
As séries humorísticas com histórias curtas, embora algumas em várias séries, pudessem chegar às 7/8 páginas, surgiram logo no primeiro número. O número de páginas publicada era variável e servia para fazer o acerto em relação às páginas que sobravam da publicação das séries mais longas. Achille Tallon teve a honra de ser o primeiro a ser publicado, o que viria a acontecer mais algumas dezenas de vezes. Boulle e Bill com cerca de 100 histórias foi a série que mais vezes surgiu.

Vinhetas da dupla Boulle e Bill

Mais algumas marcaram presença: César e Ernestine,

O Humor em Cesar e Ernestine
Iznogoud, Leonard,

O sábio Leonard e o seu discípulo
O Guarda 212, Rantanplan e Bobo.

Vinheta de Bobo

Sem comentários: