A BD publicada (continuação)
Uma das séries mais curiosas, em termos de argumento, da BD europeia é Timour. Missão Bizâncio foi a missão deste Timour, mais um descendente da família que deste a época das cavernas vem mostrando as diversas épocas da evolução da humanidade e da sua história.
Vinheta de Timour
Uma excelente série de Hermann, que ainda se publica, e que surgiu na época em que o Jornal de Bd se publicava foi As torres de Bois –Maury. Os dois primeiros episódios marcaram presença. Babette e Eloïse de Montgri.
Babette
O Vagabundo dos Limbos, a série criada por Godard e Ribera, já tinha créditos firmados na época e surgiu em 4 episódios: A guerra dos bonques, O alquimista supremo, Os demónios do tempo imóvel e Que realidade papá?.
Os demónios do tempo imóvel
A criação de Derib, Yakari, uma série mais virada para o público infantil teve dois episódios: No país dos lobos e O estrangeiro.
A criança que entende os animais, Yakari
Yalek, não seria das melhores séries que a revista publicou, mas surgiu nos seus 4 primeiros episódios. Os seus autores eram Christian Denayer no desenho e A.P. Duchateau no argumento. Os episódios foram: O império do medo; Y de Yalek; A aranha de ferro e O prisioneiro de Yacomac.
A venturas com bom-humor e ficção científica chegaram com a série Yoko Tsuno em dois episódios escritos e desenhados por Roger Leloup: O trio do mistério (1º episódio da série) e Mensagem para a eternidade. Qualquer um deles já publicado anteriormente em Portugal, embora o segundo tivesse ficado incompleto com o fim abrupto da revista Spirou.
Yoko Tsuno
Neste conjunto de referências a séries estrangeira publicadas, falta ainda referir uma daquelas que mais versões terá no mundo da banda desenhada: Zorro. Foram publicados, já na fase final da revista, doze episódios, oscilando entre as 9 e as 10 páginas, da autoria de Marcello no desenho e Nadaud no argumento.
Vinheta de Jogo duplo
Sem comentários:
Enviar um comentário