sexta-feira, 17 de abril de 2009

Revistas (3) - Chico Zumba (2)

A banda desenhada publicada nesta revista não primou pela qualidade
Na vertente cómica surgiu o Professor O. G. Wotasnozzle, a criação de Elzie Segar em 1932, mas sem indicação do autor dos desenhos publicados, no número 2. No número 3 também foram publicadas algumas tiras de Mr. Breger. No número 5 apareceram duas páginas intituladas A bruxa do mar, que mais não são do que um episódio da série Popeye, série que surgiria devidamente identificada no número seis com a história Um hambúrguer.
Há ainda páginas e histórias cómicas, sem autor indicado, nos números 3, 11 e 12, e 3 e três Histórias mudas no número 12.

História Muda

A série D. Triquetraque, sem indicação de autor, também tem duas páginas publicadas no número 11 .
No número 7, há uma história sem autor indicado, Kelly, assim como no número 9, O velho tonto. Devido ao estilo, aparentam ser provenientes das revistas inglesas.
No número 11 surge uma pequena história narrando a origem de O vingador Negro, ou (Billy the Kid, ou Billy, o vingador).

O Vingador Negro

A restante banda desenhada publicada veio dos Estados Unidos.
Das revistas comics surgiram Fantasma, Flash Gordon e Mandrake,

Vinheta do Fantasma
três séries conhecidas em Portugal a partir das tiras dos jornais, com desenhos medíocres e argumentos maus. 7 histórias do Fantasma, 8 de Flash Gordon e 9 do Mandrake.

Vinheta de Mandrake
Estas histórias eram de pequena extensão, ocupando 4 ou 5 páginas e os autores desconhecidos. Salvam-se da desgraça algumas páginas de Flash Gordon desenhadas por Al Williamson.

Vinheta de Flash Gordon
Para terminar, mais três séries provenientes dos Estados Unidos, mas desta vez das tiras dos jornais. No número 2 um episódio de Big Ben Bolt, no número 4 um de Cisco Kid

Vinheta de Cisco Kid
e no último, o 12, uma história com Tim Tyler.

Vinheta de Tim Tyler

Sem comentários: