sexta-feira, 15 de maio de 2009

Revistas (4) - O Tico(1)

Mais uma colecção pequena, marca editorial de Roussado Pinto, com apenas de 12 números,.
A revista O Tico publicou-se entre 19 de Dezembro de 1974 e 27 de Março de 1975. Custava 4$00, tinha 20 páginas, com a numeração a contabilizar a capa e contra-capa e trazia a frase apelativa “Banda Desenhada para adultos”.
Capa do número 1

Para completar o chamariz, muitas das capas traziam desenhados corpos femininos em poses de evidente sensualidade e pouca roupa.
Aliás, logo no primeiro número, a personagem O Tico, (The Tiger, no original), que dava o nome à revista, , refere que as histórias serão todas para maiores de 18 anos.
Publicidade enganosa, dir-se-ia hoje em dia.
Capa do número 3
O estilo da revista não será alheio ao contexto sócio-político da época, com o derrube da ditadura em 25 de Abril de 1974 e a abolição da censura.
Capa do número 2

O erotismo da revista ficava-se pela publicação na contra-capa de vinhetas representando corpos femininos de algumas banda-desenhadas eróticas que começava também a ser possível conhecer em Portugal.
No número 1 saíram dois desenhos de Guido Crepax,
Os desenhos de Guido Crepax
no número 2, desenhos de Esteban Maroto, de La tumba de los dioses, no número 3 um desenho sem indicação do autor, no número 4 saiu uma vinheta de Barbarella, a criação de Jean-Claude Forest, no número 5 um conjunto de personagens femininas desenhadas por Milton Canniff, no número 6, sem indicação de autor, uma vinheta de Walalla,
Walalla
no número 7, figuras femininas de Príncipe Valente e no número 8 um desenho da série Baroness Steel.
Até ao final da colecção a contra-capa dedicou-se a fazer publicidade ao Jornal do Cuto.

Sem comentários: