quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Revistas - Super Grilo

A revista Super Grilo nasceu com o objectivo de durar 10 números em periodicidade mensal, pretendendo chegar a um público diverso do que comprava O Grilo. Tratava-se de mais uma edição lançada no mercado por Roussado Pinto. Mas se o preço era muito superior, 20$00, e tinha 52 páginas, na verdade o tipo de histórias publicadas nada trazia de novo em relação ao que era publicado em O Grilo e noutras revistas. Como o preço era muito elevado, o Mundo de Aventuras custava 7$50, O Jornal do Cuto 10$00 e o Tintin 12$50, a revista apenas durou dois números.
O número 1 saiu em 1 de Setembro de 1976 e continha a Rubrica Conversa entre nós e Acredite se Quiser da autoria de Ripley.


Capa do primeiro número


No que concerne à BD trazia Odinson em O Deus que veio das ilhas, de Jesus Blasco,




Vinheta de Odinson

depois uma história de terror, um estilo com algum sucesso na época, com Noite de Lua Cheia… Noite de morte, desenhada por Salvador Martinez, uma história de Rip Kirby, Um indivíduo perigoso, datada de 1975 e a Ilha Louca de António Carrillo.



Vinheta de Ilha Louca


Havia ainda uma pequena história de Pete o Vagabundo, que trazia o humor à revista. Coisas do Cuto na contracapa encerrava a cores.
O número 2 saiu no primeiro dia do mês seguinte. Mantinha a Conversa entre nós e o Acredite se Quiser.


Capa do número 2


Na Banda desenhada recorria a uma história desenhada por Bob Lewis para o Agente Corrigan, O roubo dos 200 000 doláres, num episódio de 1963,





Vinheta de X-9

um episódio de Pocket Bill, A lei do oeste, desenhada por Geo Buxadé e a mais uma a eventura de Odinson, O amuleto mágico.

Pocket Bill

Micheluzzi apresentava Johnny Focus em O tesouro de Kenzo Yamashita e Coisas do Cuto fechava mais uma vez a revista na contracapa.




Vinheta de Johnny Focus

Nada fazia pensar que seria o último número, pois os editores anunciavam” Quanto ao próximo número, preparem-se para uma mão cheia de surpresas, pois será um sumário sensacional”.

2 comentários:

Gizmo disse...

Viva, como amante das revistas aos quadradinhos, não sei se gosta de Disney e/ou BD Europeia...de qualquer modo aqui fica:

http://tralhasvarias.blogspot.com

Ate breve,
Gizmo

Gizmo disse...

Ola sou eu outra vez,

Tenho um blog dedicado a manter viva a memorias das revistas Disney e diversa BD Europeia (http://tralhasvarias.blogspot.com).

Mais recentemente e a pedido de alguns dos visitantes decidi expandir o blog a outras revistas velhitas portuguesas, como Mundo de Aventuras, O Falcao, Seleccoes Tio Joao, etc.

Por exemplo a categoria do Falcao ja tem pagina propria:

http://tralhasvarias.blogspot.com/2012/05/o-falcao-todos-os-numeros.html

Se tiveres algumas revistas e tempo, sera que terias oportunidade de partilhar alguns numeros do Falcao (ou outras) atraves do envio de digitalizacoes das paginas?

Se gostavas de colaborar nesta aventura entra em contacto comigo atraves do meu email:

gramps.gramps@gmail.com

Desculpa a intromissao,

Abco,
Nuno