segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Revistas (1) - Mundo de Aventuras (11)

A BD publicada.

O Humor
198 episódios publicados, dos quais 128 vieram do Estados Unidos. Obviamente que este número é tão elevado porque considerei com um episódio cada uma das tiras ou cada uma das páginas das séries humorísticas.
E o humor não faltou na revista. Quase todas as semanas surgia uma série com estas características. Continuou a publicação de Hagar, com 13 episódios, Popeye que surgiu com 21 páginas, e Os sobrinhos do capitão com 5.
Mas também houve várias estreias. Stimey, com curtos episódios de três vinhetas, que teve 13 tiras publicadas.

Tira de Stimey


Com a edição em tiras surgiram Grubby, uma única vez, no n.º 174, e Deems com a publicação de 7 tiras. Com a publicação de 4 páginas, também foi editada a série Barney Google e Snuffy Smith , que se estreou no n.º 171.

Todas estas séries tiveram como origem os Estados Unidos. Mas nem só do outro lado do Atlântico chegou o humor. Da Bélgica chegou um simpático cão e o seu pequeno dono, Boule e Bill, a criação de Roba, que se estreou no nº 139. Uma página de humor que surgiu por 4 vezes.

Vinheta de Boule e Bill

Séries em estreia

Mas nestes 64 números muitas outra séries forma estreadas, além das já referidas com características humorísticas.
Provenientes dos EUA, mais concretamente das revistas de comics, surgiu Deathlok um super-herói cósmico, com 3 aventuras.

Vinheta de Deathlok

Ka-zar, sem super-poderes mas com uma força descomunal, vivendo numa selva onde tem por companheiro um tigre dente de sabre, enfrenta e vence tudo o que vier fazer mal ao mundo.

Vinheta de Ka-Zar

Carson de Vénus, uma série em que a qualidade do desenho deixava a desejar, adaptado da obra de Edgar Rice Burroughs, estreou-se no número 127 e teve 12 episódios publicados.
Ainda dos Estados Unidos surgiu no suplemento, Os clássicos da Banda Desenhada, Rádio patrulha, numa história de 1934 desenhada por Charles Smith, com argumento de Ed Sullivan.
Da Bélgica chegaram outras estreias. Histórias que por vezes obrigavam ao uso de duas revistas para serem publicadas. Jack Diamond uma série do Tintin belga, que já tinha sido terminada e de qua penas existem 3 episódios, estreou-se no número 126.
De Vítor Hubinon, no número 152 surge Tiger Joe, um guia de safaris em África.

Duas vinhetas de Tiger Joe

No n.º 162 uma estreia de uma série actual, na época, e que constituiu uma novidade devido ao estilo gráfico. nada comum nesta revista. Archie Cash de Malik. Pena não ter sido iniciado pela primeiro episódio, que permitiria conhecer e perceber melhor as personagens que surgem na história. Tiger Joe e Archie Cash tiveram dois episódios publicados.

Vinhetas de Archie Cash

Mas houve mais séries em estreia.
Cartouche do português Eduardo Teixeira Coelho, com argumento de Jean Olivier, no n.º 174;

Vinheta de Cartouche

Michael Brand, uma série inglesa desenhada por William Barry, anunciado como o grande rival de 007, mas de quem não foi publicado mais nenhum episódio.

Tira de Michael Brand

No nº 131 estreava mais uma série inglesa , Esquadrão do crime, que nunca mais surgiu.
Ainda do mesmo país, Os ficheiros secretos da Luftwaffe era uma série com histórias de 3 páginas sobre episódios da 2ª guerra mundial. Estreou-se no n.º 151 e marcou presença ainda mais uma vez.
Sandokan, publicado em destacável, foi uma adaptação italiana, com desenhos de Daniele Fagarazzi e texto de E. Ventura (este nome corresponde a um dos pseudónimos de Mino Milani). Teve o seu episódio publicado entre os números 167 e 173. Uma série provinda do Corrieri dei Garrazzi.

Vinheta de Sandokan

A temática do oeste americano também apareceu com séries novas.
Randall do chileno Arturo del Castillo surgiu no nº 121 e teve dois episódios.

Página de Randall

Também de um autor da América do Sul, mais concretamente da Argentina, Jorge Moliterni, foi publicada a série, A Caravana do Oeste, que narrava as aventuras de três personagens que guiavam uma caravana através do continente americano. Desta série fica a curiosidade de o papel principal do trio ser uma mulher, guia de caravanas, e uma das outras ser um índio.

Página de A caravana do oeste

Há que fazer referência a uma outra estreia. Cohill, foi estreado no nº 156. Um western com bom argumento e desenhos de qualidade, mas que não teve sequência e de que não consegui encontrar a origem.

Vinheta de Cohill

Sem comentários: