sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Revistas (1) - Mundo de Aventuras (28)

( do número 503 ao número 512)

Foi a tentativa de fazer renascer uma revista em crise.
O preço passou para 50$00, o tamanho passou para A4, o número de páginas aumentou para 48, a revista passou a quinzenal e as 8 páginas centrais eram a cores.

Capa do número 504 da autoria de Augusto Trigo

Isto passou-se no dia 15 de Julho de 1983. A época era de crise económica no país, a BD belga estava a ganhar a batalha da edição em Portugal, e a partir de 1 de Agosto a revista passou a mensal. O número 512, saído em Fevereiro de 1984, já não tinha páginas a cores.
Os clássicos e modernos da BD desapareceram enquanto secção, continuando no entanto a publicação das histórias em continuação, assim como os Ficheiros da BD portuguesa.
A renovação falhou, talvez porque tenha sido mínima em termos de conteúdo.
Continuou a publicação de alguns artigos de cinema, as secções de Notícias da BD e Mistério Policiário. Foram publicados três contos. Dois de Orlando Marques, um com desenhos de autor desconhecido, outro com desenhos de Augusto Trigo, e um conto de Lúcio Cardador com ilustrações de Vassalo Miranda.
De referir ainda a publicação de dois artigos sobre a temática da Banda desenhada. Um sobre Albert Weinberg, no número 510, e outro, sobre a personagem Bernard Prince, no número 506.
No que se refere à Banda Desenhada a renovação teve algumas estreias: Hans, uma história de ficção científica da autoria de Rosinski e Duchateau;

Vinhetas de Hans

Dan Cooper, a série de aviação de Weinberg, também se estreou com uma pequena história;
dos Estados Unidos também veio uma estreia com Capitão Easy;

Tira de Capitão Easy

Da Inglaterra veio a estreia de Império Trigan.



Vinheta de Império Trigan

As páginas a cores foram reservadas para a banda desenhada belga.
Aquele que nasceu duas vezes, uma excelente história de índios, desenhada por Derib, dois episódios de Histórias e Lendas de Magia e Feitiçaria de Servais, e O cavaleiro negro.

Os excelentes planos gráficos de Derib

O episódio inicial de Lester Cockney, Os loucos de Kabul, teve o seu final, tendo surgido também mais um episódio de Thorgal.

O dramático final de Os loucos de Kabul

De Hermann, foi publicado um conjunto de sete episódios, todos muito curtos, da série Bernard Prince. Muito longe da qualidade dos episódios longos.

Vinhetas de Bernard Prince

Três histórias curtas da revista tintin: no número 504, Henrique o navegador, de Fred e Lilliane Funcken, no número 510, Operação carne para tubarões, com texto de Step e desenhos de Hermann, e no 512, A misteriosa cidade das nuvens, com desenhos de Servais e texto de Yves Duval.

Vinhetas de Henrique, o navegador

Os autores portugueses também marcaram presença. Eduardo Teixeira Coelho surgiu com um episódio de Robin dos Bosques e outro de Erik, o vermelho.
Augusto Trigo surgiu com mais um episódio de Wakantanka.

A arte de excelência de Augusto Trigo em Wakantanka

Fernando Jorge Costa continuou a publicação de histórias de duas páginas, englobadas na série Contos tradicionais. Publicou dois episódios: A truta de Celorico e Dona Chama.
Vassalo Miranda publicou uma história no número 510: George Guynemer, O Imortal.

Vinheta desenhada por Vassalo Miranda

As séries Príncipe Valente e Jim das Selvas, anteriormente publicadas nos Clássicos e Modernos da BD, continuaram a sua publicação ao ritmo anterior.
Dos Estados Unidos veio também um episódio do Fantasma, um do Arqueiro Verde e outro de Warlord, enquanto da Inglaterra, surgiram Garth e Matt Dillon, cada um com um episódio.

Tira de Matt Dillon

Para finalizar a referência a uma pequena história medíocre, desenhada por Al Williamson: Uma estranha cidade.
Termina aqui renovação que falhou.

Sem comentários: