quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A BD e a II guerra mundial (10) - Terry e os piratas

Terry também foi convocado para combater na II guerra mundial como piloto de aviões. A série Terry e os piratas é da autoria de Milton Canniff, tendo sido criada em 22 de Outubro de 1934. Como a série já se desenrolava na China, a incorporação de Terry levou-o para uma base americana nesse país. Claro que tal facto só se deu depois do ataque a Pearl Harbour, embora já anteriormente Terry tivesse combatido os japoneses ao lado dos chineses.

Vinheta de Terry e os piratas

Estes episódios que decorreram neste período tiveram a particularidade de retratar fielmente uniformes, aviões e algumas paisagens.
A importância desta série fica revelada por a página semanal de 17 de Outubro de 1943 ter sido incluída no diário oficial de Congresso Americano, Congressional Record, devido ao facto de numa excelente escrita mostrar a determinação da busca da vitória.

A página reproduzida no Congressional Record

Para se poder aferir da importância desta série nos estados Unidos refira-se que em 1942 Canniff desenhara numa história o heróis a ser expulso de uma ilha pelas tropas japonesas. Para evitar que o moral das tropas fosse afectado, o Comando Militar americano pediu que Canniff desenhasse o mais rapidamente possível um episódio que mostrasse a reconquista da ilha.

Vinhetas de Terry e os piratas

Sem comentários: