domingo, 7 de março de 2010

Séries de que eu gosto (13) - Os Buscadores (1)

The Seekers foi traduzido para português como Os buscadores, numa tradução directa da língua inglesa.

A série foi desenhada por John Burns, tendo como argumentistas Les Lilley, Phillip Douglas e Dick O’Neil. Foi publicada em tira diária entre 2 de Maio de 1966 e 10 de Maio de 1971.

A primeira vinheta

Como era habitual nas séries inglesas, as tiras não estão datadas , mas identificadas com uma letra, a que corresponde cada ano, e a numeração da tira nesse ano.

As aventuras retratam o trabalho de uma agência de detectives particulares que buscam, essencialmente, pessoas desaparecidas, com excepção do 6º episódio, onde começam por procurar um cavalo.

A agência é dirigida por Una Frost, tendo como agentes a dupla Jacob Benedick e Susanne Dove. Nos episódios iniciais existe também Duffy que, parecendo no primeiro episódio um mero recepcionista, acaba por ser também um participante activo em outros episódios.

Os carros em velocidade e os acidentes são elementos que surgem com na série com alguma frequência.

Vinheta do episódio O homem das botas de ouro.

No início da série ainda surgiram alguns truques mecãnicos e químicos, assim como o recurso ás tecnologias, mas rapidamente essa tendência desapareceu.

O recurso a armas secretas

A série insere-se na corrente existente nos anos sessenta na Inglaterra , que tentavam explorar o lado sensual da imagem feminina, com nus parciais, roupas de reduzidas dimensões e evidenciando a roupa interior. Estas características foram-se reforçando com o decorrer da série e com a mudança moral e sexual da sociedade ao longo da década.

Vinheta do episódio 15



Vinheta do episódio 23


Vinheta do episódio 26

Também se vai tornando evidente com o decorrer da série a tensão sexual e afectiva existente entre os dois protagonistas.

A violência é uma característica presente em muitos episódios com os protagonistas a correrem risco de morte e a terem que matar.

Jacob agindo violentamente


Susanne no uso da força física

Sem comentários: