sábado, 5 de fevereiro de 2011

Séries de que eu gosto (14) - Jerry Spring (1)

Jerry Spring marca uma ruptura com as séries sobre o Oeste existentes anteriormente ao seu aparecimento, não só na Bélgica e na França, mas no conjunto de toda a banda desenhada.
Jerry Spring é um marshall que percorre o grande espaço americano com o seu cavalo Ruby, embora muitos dos episódios decorram na zona fronteiriça com o México e dentro do próprio México. O seu pai foi assassinado e ele, sem saber, encontra o assassino logo na primeira história. O seu pai foi um juiz, grande amigo dos índios, que por isso também respeitam o filho. Também logo na primeira aventura encontra Pancho um mexicano bem disposto, que lhe tenta roubar o cavalo para conseguir fugir de uma falsa acusação ,e o acompanhará ao longo da série.




A primeira página de Jerry Spring


Pancho em alguns dos episódios é um agente interventivo fugindo ao estereotipo do mexicano preguiçoso e estúpido, sendo em O desfiladeiro dos Indios o responsável pela descoberta dos responsáveis pelos actos criminosos.


Pancho em O desfiladeiro dos Índios


As histórias desta série ultrapassam as meras lutas de brancos com índios, abordando temas mais sérios como a questão da mestiçagem e o KKK , sempre com uma estrutura que se aproxima do enredo policial.
Anote-se ainda uma particularidade numa série sobre o oeste americano. No episódio Aventura no México, Jerry Spring sofre um naufrágio e parte da história desenrola-se no mar.


O naufrágio de Jerry Spring

Sem comentários: