sábado, 5 de fevereiro de 2011

Séries de que eu gosto (14) - Jerry Spring (2)

Jijé começou por desenhar e ser autor do argumento, mas desde o início que tentou encontrar um argumentista, tendo Rosy escrito o segundo episódio.
Entre 1956 e 1957 a falta de tempo para construir longos argumentos levou Jijé a desenhar um conjunto de pequenas histórias: A pista do Grande Norte com 24 páginas, O ouro do velho Lander, (este com argumento de Goscinny) 20 páginas, A herdeira do rancho com 16 páginas,


Vinheta de A herdeira do rancho


Inquérito em San Juan, com 21 página e O testamento do velho Tom, com 8 páginas.

Vinheta de O testamento do velho Tom



Em 1958 publicou Os três barbudos de Sonoyta com um argumento de Acquaviva, que Jijé reformulou várias vezes durante a fase de desenho.
Daniel Dubois escreveu em 1964 o argumento de Lobo solitário, o episódio em que Jerry Spring infringe a lei e no fim do qual, por um imperativo de consciência entrega a estrela de marshall.
Dubois ainda apresentou um projecto de uma história sobre o KKK, mas seria Jacques Lob que escreveria um argumento sobre este tema, um dos melhores episódios de Jerry Spring


Vinheta de Jerry Spring contra o KKK


L’ or de personne, de 1974, tem argumento do filho de Jijé, Philipp, assim com as duas histórias seguintes. Este episódio marca o regresso da série, que ficara parada em 1966.

Sem comentários: