domingo, 5 de outubro de 2008

Revistas (1) - Mundo de Aventuras (17)

Outras séries

O humor diminuiu a frequência de aparição em relação ao passado, talvez como consequência dos resultados do inquérito às preferências dos leitores. De 68 histórias publicadas entre os números 118 e 182 passou-se para 30 entre os 183 e 179. Barney Google e Snuffy Smith com 4 histórias, Boule e Bill com duas, Demms e Popeye com seis, Stimey com uma e Hagar, o mais publicado , com 11 episódios. Acrescentem-se algumas tiras de Gauchito.


Popeye

No número 188 surgiu uma adaptação fraca de Robinson Crusoé. Pode ser um bom texto ilustrado, mas como banda desenhada não tem qualidade apreciável.
A caravana do oeste continuou a sua atribulada viagem pelo continente americano com mais dois episódios.
Archie Cash, que tinha agradado aos leitores, apareceu em cinco novos episódios. A aventura publicada no número 221 é a primeira da série.


Archie Cash

Big Ben Bolt surgiucom duas aventuras. O episódio publicado no n.º 267 mostra a transição de desenhadores, de Carlos Garzon para Joe Kubert, que deu nova fisionomia ao protagonista. O Big Ben Bolt da primeira tira é muito diferente do da última.

Big Ben Bolt de Joe Kubert
Brick Bradford voltou à revista, para terminar a aventura que já iniciara no destacável Clássicos da Banda Desenhada. Buck Danny continuou a lutar contra os japoneses na segunda guerra mundial. O episódio publicado no número 210, visto estar relacionado com os anteriormente publicados, e essa publicação já ter ocorrido há mais de um ano, obrigou a um resumo escrito. Foram publicados 3 episódios da série.

Vinheta de Buck Danny

Uma peça de museu começou a sua publicação no número 183. O primeiro episódio de Buck Rogers, de 1929.


Tira de Buck Rogers


Desde 3 de Stembro de 1964 que Buzz Sawyer não era publicado. A notícia da morte do seu criador, Roy Crane, foi motivo para publicar um episódio, a que se seguiu um segundo.
Dick Tracy com um episódio,

Tira de Dick Tracy desenhada por Chester Gould

Cisco Kid com dois,

Vinheta de Cisco Kid

e Capitão Kate com um, séries que há bastante tempo não surgiam, fizeram também a sua reaparição. De realçar o episódio de Capitão Kate com uma história bem mais interessante que as que tinham sido publicadas anteriormente.
José Luís Salinas, o autor de Cisco Kid, foi também publicado com os 3 episódios de Dick, o avançado centro.

Um golo de Dick

Fantasma e Mandrake, as duas criações do argumentista Lee Falk, surgiram com sete episódios cada um. Duas séries do agrado dos leitores. De Mandrake é de referir o episódio publicado no número 211, em que a acção é mímima, e o episódio apenas serve para identificar o cozinheiro Jojo com chefe da Inter Intel. Mais interessantes duas histórias. A publicada no número 255, mais um episódio contra a Oito, e a publicada nos Clássicos da Banda Desenhada, O ladrão da Arábia, de 1935.
Quanto ao Fantasma, foi publicado o episódio do seu casamento


Após mais de 40 anos de publicação, o Fantasma casa-se com Diana Palmer


Flash Gordon com seis histórias, algumas desenhadas por Reed Crandal e outras das tiras diárias por Dan Barry, e Johnny Hazzard, com dois episódios, também continuaram a sua publicação.


Tira de Flash Gordon por Dan Barry

Príncipe Valente, com cinco episódios, reforçou a sua posição nas prioridades editoriais. Rip Kirby, com histórias de argumento fraco, também teve 5 episódios publicados, assim como x-9.
Mas dos Estados Unidos houve mais séries, algumas quase já esquecidas na revista. Gene Autry, Kerry Drake, Tommy (na sua primeira aventura) com um episódio,


Vinhetas de Tommy

Mark Trail (Mestre João) com três e Steve Canyon com dois.
Os heróis das revistas de comics também continuaram. Ka-Zar, com um episódio, Korak com dez e Tarzan com um. John Carter reapareceu com uma aventura trazendo à revista os homens marcianos de quatro braços.
Jack Diamond teve o seu último episódio no nº 199 e Jerry Spring apareceu em três excelentes aventuras. De Tiger Joe foram publicados dois episódios. Paul Foran apenas surgiu uma vez, assim como 5 x infinito de Esteban Maroto.


Uma cena de batalha desenhada por Jijé para um episódio de Jerry Spring

Da Inglaterra, duas séries regressaram. Os Vingadores com um único episódio, uma BD de acção bem humorada mas histórias demasiado curtas


Vinheta de Os vingadores


e Jeff Hawke com dois.

Jeff Hawke de Sidney Jordan

As séres Wes Slade , Matt Marriott e Matt Dillon também viram episódios seus publicados. Respectivamente três, um e dois. Estas três séries têm a característica de durante grande parte da sua publicação terem tido o mesmo argumentista, James Edgar. Garth, a série inglesa mais votada pelos leitores, apareceu cinco vezes.
Os pequenos episódios dos Ficheiros Secretos da Luftwaffe, com as suas pequenas curiosidades, apresentadas como verídicas, surgiram quatro vezes.
Acrescente-se ainda uma pequena página desenhada pelo espanhol Gabi Arnao no nº 183 e três histórias provindas do Tintin Belga: A guerra do condado de Lincoln com desenhos de Hermann e texto de Yves Duval; Salvamento no Alasca desenhado por Fedor e texto de Lux e A rainhazinha com textos de Eddy Paape e texto de Yves Duval, um prolífico argumentista do Tintin.


Vinhetas de Salvamento no Alasca

Sem comentários: