quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Revistas (1) - Mundo de Aventuras (16)

Estreias

Além das séries de autores portugueses já referidas, houve mais estreias.
Mais comics dos EUA: Lanterna Verde, na versão criada por Gil Kane no desenho e John Broome no argumento, que foi publicado em 5 episódios, todos de 1960; Cavaleiros Atómicos, na sua primira versão de 1960, da autoria de Murphy Anderson no desenho e John Broome no argumento e que teve 7 episódios;

Vinheta de Os cavaleiros Atómicos

Arqueiro Verde, com 4 histórias; Garra de Dragão, (Claw), mais um bábaro ao estilo de Conan, de Ernie Chua e David Micheline, publicado apenas uma vez e Warlord, de quem foi publicado o 1º episódio. Uma série da autoria de Mike Grell. Quer Claw, quer Warlord, eram séries relativamente recentes, que apenas tinham começado a ser editadas nos Estados Unidos em 1975.


Warlord

Nos Clássicos da Banda Desenhada surgiu o primeiro episódio de uma série criada por Frank Godwin em 1929, Connie. Uma verdadeira peça de museu, esta série com quase 80 anos.

Tira de Connie

Uma série com intuitos ideológicos e de doutrinação é os Boinas Verdes de Joe Kubert. A guerra do Vietnam vista pelos olhos dos defensores da intervenção americana.


Tira de Os bóinas verdes

Dos autores da designada escola franco-belga houve 4 séries estreadas.
Aquanautas, de Albert Weinberg, o autor de Dan Cooper, com um episódio. Esta série, foi uma criação feita para a Alemanha. Yorik, com seu primeiro episódio.

Yorik

Capitão Caraíba, uma série graficamente muito interessante da autoria de Rogé, com um episódio publicado no número 201 e Capitan uma série de “capa e espada” da dupla Lilliane e Fred Funcken.
Do espanho José Ortiz foi estreada a série Sigur que teve 3 episódios publicados.

Vinheta de Sigur de José Ortiz

Mas da Europa vieram mais estreias. De Itália surgiram duas séries. Ano 2000, de que foi publicado o primeiro episódio, de Alessandrini no desenho e Mino Milani no texto, explora o medo das invasões extra-terrestres.
Tem a a palavra o Júri é uma série diferente. Uma exploração de temas históricos e míticos, sobre personagens polémicos, no caso Helena de Tróia e Nero. Os autores são Mino Milani no texto e Manara no desenho.

Vinheta de O processo de Nero desenhado por Manara

De Itália também vieram dois episódios de uma série pouco interessante, Rocky Rider.
De Inglaterra surgiu Fireball. Uma espécie de agente secreto sempre em movimento, com histórias curtas. Foram 3 aventuras cheias velocidade e muita pancadaria.

Página de Fireball

Publicado em destacável a partir do número 275 surgiu um episódio de Matho Tonga.

Matho Tonga

Nos destacáveis, além da já referida anteriormente Dama Eterna, ilustrada por Buzzelli, que surgiu em duas partes, foi publicada entre os números 244 e 251 a História do Campeonato do Mundo de Futebol, sem identificação de autor, associada à realização nesse ano do Campeonato do Mundo na Argentina. A mascote do campeonato era um boneco chamado Gauchito, que teve honras de personagem de BD, publicadas nesse mesmo destacável.

O humor de Gauchito

Também sem identificação mas com características gráficas e sequências que me parecem ser inglesas surgiu Smasher, um monstro metálico no número 232.

Sem comentários: