quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Séries de que eu gosto (10) - Lester Cockney (1)

A série Lester Cockney começou por se chamar Os Loucos de Kabul, sendo Lester Cockney o protagonista. Foi publicada originalmente na revista Tintin em pequenos episódios, variando entre as 5 e as 8 páginas, que depois foram aglutinados nos dois primeiros álbuns da série. A partir daí a série adquiriu o nome do protagonista.
Lester Cockney é um irlandês de Killarney que em Londres mata um militar inglês que o tinha insultado. Durante a fuga aos colegas da vítima é capturado por outros militares que o forçam a embarcar para o império Inglês do oriente como soldado. No continente asático irá servir sob as ordens do general Shannon que o protege da acusação de assassínio. Na viagem vai a irmã do oficial que ele matara, Emma Pebbleton, para um reencontro com os pais., que apesar de apaixonada por ele, ao descobrir que se trata do assassino do irmão, dispara para o matar de lágrimas nos olhos, deixando-o gravemente ferido.
A pedido de Emma, Lester irá no terceiro episódio da série libertar a amiga desta, Ilona que se encontra refém de um rajá. É neste episódio que encontra Taranna que se tornar uma personagem relevante ao longo da série.

O encontro entre Lester Cockney e Tarana

No final deste episódio Tarana, Ilona e Lester embarcam para Londres, mas Ilona decide que quer voltar Pecs, sua terra natal na Hungria, mais rapidamente, desembarcando em Adem e fazendo a viagem directamente para o Egipto. Durante este percurso, ainda perto de Adem , cruzam-se com militares portugueses.

Os portugueses depois do encontro com Lester Cockney


O rei dos Dálmatas relata parte da viagem para a Hungria na zona de fronteira do império turco, e as rebeliões que aí ocorrem contra o dominador.
Chegado à Hungria, sob dominação austríaca, Lester Cockney envolve-se imediatamente em sarilhos com os militares invasores, tendo que acabar por fugir rumo a Paris, acompanhado, claro está, pelas duas mulheres, Ilona e Tarana.

Lester Cockney e Tarana passeando em Budapeste

O sétimo episódio decorre em 1860. Inicia-se na Irlanda, passa-se na sua maior parte em Espanha e termina na Índia. Neste episódio ocorre a separação do trio com o casamento de Ilona.
Farto da Índia Lester parte acompanhado de Tarana para os Estados Unidos.
O resto da história decorre no ambiente do oeste com o protagonista da história como proprietário de um rancho.
Quanto ao último episódio, por não ter tido oportunidade de o ler, não sei qual é o assunto lá desenvolvido.
Quando a série já tinha atingido grande sucesso, Franz criou dois álbuns que relatam a infância e juventude do herói na Irlanda, onde ainda se chamava Lester Mahoney e a construção da sua personalidade na luta irlandesa pela independência do império inglês: Irish Melody e Shamrock Song.
Franz, o autor da série, usa factos históricos verídicos assim como algumas personagens reais e coloca Lester Cockney nesses contextos. Apesar do bom-humor que percorre todos os episódios, a violência não é escondida, sendo vistas imagens onde a morte violenta e a agressão são perfeitamente visíveis.

A violência em O ranger da neve

Após a morte de Franz em 2003 nenhum outro autor continuou a série.

Sem comentários: