terça-feira, 25 de novembro de 2008

Revistas (1) - Mundo de Aventuras (20)

(Do número 280 ao número 364)
Séries estreadas
As estreias e novidades foram diminuindo em relação ao que sucedeu nos anos anteriores, o que não é de espantar, pois significou que a revista tinha encontrado o seu estilo e o conjunto de autores e séries que formavam o suporte de edição.
Dos Estados Unidos, Mulher Biónica, no número 305, e Star Hunters no 319, séries provenientes das revistas. De melhor qualidade a segunda. Star Hawks no 283, criada por Ron Goulart e Gil Kane, publicada originalmente nos jornais, surgiu por ordem cronológica a partir do seu primeiro episódio.

A ficção científica em Star Hawks

Arturo del Castillo viu a sua série Kendall, já bastante divulgada em Portugal, e criada para uma revista italiana, ser estreada no Mundo de Aventuras, embora fique sempre a dúvida se Kendall não é a mesma série que Garrett, publicada na década de sessenta na Argentina.
Mas seria da Bélgica que surgiriam as maiores surpresas.
Flama de Prata uma antiga série de Paul Cuvelier que saiu em dois episódios.
Karga um interessante episódio de ficção científica ilustrado por A. Beautemps.

Página de Karga

Yalek, no seu primeiro episódio, de Christian Denayer e Duchateau,

Vinheta de Yalek
Thorgal, no 2º episódio, (o primeiro já tinha sido publicado na versão portuguesa da revista Tintin),

Thorgal

e Jess Long uma boa série policial de Piroton e Tillieux.

Vinheta de Jess Long

Jugurtha foi publicada a partir do seu primeiro episódio. Esta série originalmente fora publicada no Tintin belga em pequenos episódios de 6/7 páginas. Foram publicados no Mundo de Aventuras, neste conjunto de números, os primeiros sete.

Vinhetas de Jugurtha

Com o mesmo estilo de publicação de Jugurtha estreou-se Tetfol, de Eric, com os primeiros 5 episódios publicados no número 344.
Uma série de grande sucesso na Bélgica, Ric Hochet, de Tibet e Duchateau também se estreou com um episódio curto no número 356.

Vinheta de Ric Hochet
Estreias também de Comanche, desenhado por Hermann no número341, Bernard Prince, também de Hermann, no número 349 e Tounga , de E. Aidans no mesmo número.

O mundo primitivo de Tounga

Finalmente, o primeiro episódio onde surge Buddy Longway, a criação de Derib, no número 341. Uma pequena história de 16 páginas publicada originalmente em 1972.

Vinhetas de Buddy Longway

De Inglaterra foi estreada na revista a série O duque de Dry Gulch .

O duque de Dry Gulch

Abigail Hazard, uma série do Oeste, como a anterior, não tem indicação da origem, mas o estilo é semelhante ao das revistas inglesas.

Página de Abigail Hazard

Sem comentários: