sábado, 29 de novembro de 2008

Revistas (1) - Mundo de Aventuras (21)

( Do número 280 ao número 364)
Outras séries

A aposta na estreia de várias séries da escola franco-belga não significou que as que já anteriormente eram publicadas se vissem beneficiadas na publicação. Antes pelo contrário. Jerry Spring, Paul Foran e Buck Danny surgiram somente com um episódio.

Vinheta de Jerry Spring

Apenas os Aquanautas teve mais sorte com três episódios.

Aquanautas

As séries provenientes dos Estados Unidos tiveram maior divulgação. Todas as séries humorísticas, apesar da diminuição da frequência com que apareceram, foram provenientes do continente americano. O mais publicado foi Hagar com 16 páginas, seguindo-se Os sobrinhos do capitão com 6. Popeye surgiu com 4 histórias e Henry e Deems com uma cada.

Popeye
O Rei da polícia montada, Red Canyon, que há muitos anos não aparecia no Mundo de Aventuras, viu uma história sua publicada nos Clássicos e Modernos da Banda da Desenhada.

Vinheta de Red Canyon


Dan Flagg, Gene Autry e Lance também regressaram após longa ausência, com uma história publicada para cada, permitindo que os leitores mais novos conhecessem essas séries.

Tira de Dan Flagg

Tira de Lance

Big Ben Bolt, já na sua fase final, com o abandono dos grafismos arrojados de Joe Kubert, e o regresso ao classicismo com Gray Morrow, numa história publicada no número 295. No total foram publicados 3 episódios.


Vinheta de Big Ben Bolt

Mudança de desenhador ocorreu também na série Dick, o avançado centro, que passou a ser Lucho Olivera. Foram publicados 2 episódos.

Dick, o vançado-centro, desenhado por Lucho Olivera


Cisco Kid, surgiu com dois episódios.


Vinhetas de Cisco Kid

Buz Sawyer, com três episódios de argumento pobre, comparado com os primeiros anos da série, surgiu por 3 vezes.

Aventuras " arriscadas" de Buz Sawyer

Nos Clássicos e Modernos da Banda Desenhada surgiu mais um excelente episódio de Dick Tracy. Tarzan desenhado por Russ Manning marcou presença com dois episódios.

Vinheta de Tarzan

Também neste suplemento foram publicados episódios de Flash Gordon desenhados por Mac Raboy. Outros episódios, da autoria de Dan Barry, também foram publicados regularmente na revista. Na totalidade foram publicados 7 episódios.

Tira de Flash Gordon desenhada por Mac Raboy

Fantasma, outra das séries mais publicadas nos últimos anos surgiu com 6 episódios. De salientar o episódio publicado nos números 330 e 331, um dos primeiros de Sy Barry.
Mandrake continuou também a ser publicado em bom ritmo com 5 episódios,

Tira de Mandrake


o mesmo número de vezes que surgiu a saga do Príncipe Valente. Johnny Hazard surgiu quatro vezes.

Vinheta da série Principe Valente

As séries policiais foram menos publicadas, apesar da sua boa qualidade. X-9 surgiu três vezes, Rip Kirby duas e Kerry Drake apenas uma vez.

Vinheta de Kerry Drake

A série ecológica Mark Trail teve duas páginas publicadas e no suplemento Clássicos e Modernos da BD surgiu Os maiores super-heróis. Uma liga de super-heróis publicada nos jornais americanos.

Vinheta de Os maiores super-heróis


Warlord com 8 episódios, Garra de Dragão com três, Cavaleiros Atómicos e Lanterna Verde com dois e Arqueiro Verde com um, asseguraram a continuidade da publicação das séries provenientes das revistas de comics americanas.

Vinheta de Lanterna Verde

As séries dos autores espanhóis quase desapareceram. 5 x infinito de Esteban Maroto manteve-se, com a publicação de um episódio, e ressurgiu Garra d’Aço, uma série inglesa de Jesus Blasco, com uma história publicada no número 357.

Vinheta de Garra d'Aço

Da Inglaterra, Garth surgiu em 4 aventuras. É numa delas que ocorre a transição de Frank Bellamy para Martin Asbury como desenhador da série.

Garth de Martin Asbury

Jeff Hawke teve duas histórias tal como o cow-boy Matt Marriot e Os Vingadores.
Um dos outros cow-boys ingleses, Wes Slade, surgiu por três vezes.

Tira de Matt Marriott

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde. Em relação às histórias de "Garra de Aço", tenho especial interesse na da origem do herói, publicada no nº873 da revista Mundo de Aventuras. Como parece que não é fácil encontrá-la a um preço razoável, perguntava-lhe se conhece outra publicação nacional que tivesse publicado aquela história. Obrigado pela atenção. Paulo Martins