domingo, 21 de junho de 2009

Revistas - Jornal da BD (2)

A BD publicada

O início foi feito com séries já bem conhecidas do público português, e que à partida assegurariam o sucesso de vendas. Eis a lista das histórias surgidas nos primeiros 8 números (1º volume):
Asterix entre os belgas; Lucky LukeO fio que canta; TaarO ser do nada; Michel VaillantA revolta dos reis; ValerianA cidade das águas movediças; Iznogoud – Há rãs no califado; Olhos dilatados; O filtro ocidental; Achille TallonCom que deitar fumo; Das cartas, discurso do método, Riscos de fractura ( outras 3 histórias curtas).

Vinheta de Achille Tallon

Algumas desta séries funcionariam como suporte à revista tendo uma publicação regular que agradava aos leitores, embora alguns dos episódios já fossem conhecidos em Portugal.
Lucky Luke teve 19 episódios longos publicados, além de 12 histórias mais pequenas. Foi a série mais publicada. Não houve qualquer preocupação com a cronologia das histórias, havendo episódios desde os anos cinquenta como Os primos Dalton, até algumas edições recentes como O Daily Star e A noiva de Lucky Luke.
A lista completa dos episódios publicadosdesta série foi: O fio que canta; Sarah Bernhardt; Dalton City; O imperador Smith; Os rivais de Painful Gulch; A evasão dos Dalton; Daisy town; A caravana; A escolta; A cidade fantasma; Jesse James; As colinas negras; O 20º de cavalaria; Daily Star; Fingers; Billy The Kid; Arame farpado na pradaria; A noiva de Lucky e Luke e Os primos Dalton.
As histórias curtas forma: O rancho maldito; A vidente; A estátua; O açude; Pílula; O desperado do dente de leite; A hospitalidade do oeste; Maverick; O rival de Wyatt Earp; O vendedor ambulante; Passagem perigosa e Sonata em Colt maior.

Lucky Luke

Asterix teve 13 episódios publicados de onde se destaca a edição do primeiro episódio, Asterix o gaulês, entre os números 9 e 16.
Asterix entre os belgas, A foice de ouro, (2º episódio da série); Asterix e os Godos; A zaragata; A volta à Gália; A grande travessia; Asterix entre os helvécios; Um presente de César; Asterix e os bretões; Asterix legionário; O escudo de Arverne e Asterix na Córsega, foram os restantes episódios da série que saíram na revista.

Vinheta de Asterix

Valerian, outra das séries da estreia da revista, a original criação de ficção científica do desenhador Jean Claude Mezieres e do argumentista P. Christin, teve 12 episódios publicados, o que correspondeu à totalidade da série na época.
A cidade das águas movediças; O império dos mil planetas; O pais sem estrelas; Os heróis do equinócio; Os pássaros do senhor; Benvindo a Alflolol; O embaixador das sombras;Nas terras programadas; Metro Chatelet - direcção Cassiopeia; Estação de Brooklin-terminal cosmos; Os fantasmas de Inverlock e As iras de Hypsis.
De sublinhar que O país sem estrelas foi a primeira série a ser publicada nos números especiais, com episódio completo. De lamentar que esta série foi das que mais sofreu na qualidade da cor.

Valerian em O império dos mil planetas

Sem comentários: