segunda-feira, 29 de junho de 2009

Revistas - Jornal da BD (4)

A BD publicada (Continuação)
Voltando à BD mais realista, foi publicada uma série que trouxera um estilo novo à banda desenhada europeia, Albany & Sturgess, da qual foram publicados os 3 primeiros episódios: Encontro em Seven Oaks, O dossier Harding e À procura de Sir Malcolm.


Encontro em Seven Oaks

Uma movimentada série cheia de carros despistados, Al Russel e Brock da dupla Denayer/ Duchateau, apareceu com os seus três primeiros episódios na segunda metade da vida da revista.
Já publicado alguns anos antes na revista Spirou, Alvos para Long Thi, foi o único episódio da excelente série Archie Cash, a personagem que tem o rosto do actor Charles Bronson.

Vinheta de Archie Cash

Situação idêntica se passou com os episódio Átila no castelo de Derib e Rosy e A rapariga do Canyon da série Jerry Spring desenhada por Jijé.
Qualquer um dos episódios destas séries foi publicado nos números especiais.


Vinheta de Jerry Spring

Uma série com mais de 20 anos, Barba Ruiva, de Vítor Hubinon teve dois episódios: O filho do barba ruiva e Desafio ao rei, qualquer um deles já anteriormente publicado em Portugal.
Baroudeurs Sans Frontieres, foi uma série cujo título não foi traduzido, novidade editorial na época, e que teve publicado o seu primeiro episódio: A oeste das lagunas. O seu autor era Charles Jarry.




A oeste das lagunas
Clarke e Kubrick era uma série de ficção científica da autoria de Alfonso Font. A série era constituída por episódios curtos de 6 a 10 páginas que foram agrupados para serem publicados nos números especiais. Foram deste modo publicados “três episódios” correspondentes aos 3 primeiros álbuns. O 4º episódio, O senhor do mundo, era uma história de 44 páginas.
Uma série internacionalmente premiada, Black, traduzida como Corcel Negro marcou presença com os seus dois primeiros episódios: Corcel Negro e O deserto da morte.




Vinheta de Black

Cori, uma série que narra as aventuras de um pequeno grumete do século XVII, da autoria de Bob de Moor, apresentou-se com o 2º e o 3º episódios: Os espiões da rainha e O dragão dos mares.



Cori em Os espiões da rainha

Sem comentários: