sábado, 11 de julho de 2009

Revistas - Jornal da BD (5)

A BD publicada (continuação)

Fantomette, (texto: de Georges Chaulet e arte de François Craenhals) e Frank Cappa (de Manfred Sommer), duas séries com característica totalmente diferentes e destinadas a públicos distintos, também marcaram presença: Fantomette liberta-se e Frank Cappa no Brasil, (um conjunto de três histórias agrupadas sob esta designação).
Vinhetas da série Frank Cappa

Frederic Joubert, uma série policial com origem na revista Circus, que tinha como autores H. Filippini nos desenhos e C. Rossi no argumento, surgiu com os seus dois primeiros episódios: Um táxi no inferno e Rapto em 24 imagens por segundo.
A luva de 3 dedos da série Gil Jourdain,
Vinheta de Gil Jourdain
Piracicaba mon amour, da série Harry Chase
Harry Chase
e Prega-me um susto Viking, da série Hultrassom, foram mais três episódios que a revista publicou. Os dois últimos nos números especiais.
Jeremiah, a excelente série da autoria de Hermann foi publicada com os seus primeiros 4 episódios: A noite das aves de rapina; Areia até aos dentes; Os herdeiros selvagens e Os olhos de fogo.
Jeremiah

Jess Long, a série policial desenhada por Artur Piroton, apareceu com dois episódios num único número especial: K.O para a eternidade, datado de 1971 e A intimidação, mais recente, de 1982.
A acção numa página de Jess Long

Uma série do oeste, Jonathan Cartland teve um episódio publicado, o primeiro.
Sequência de Jonathan Cartland

As corridas de veículos motorizados nãos e remeteram apenas para Michel Vaillant. Defende-te Julie, também de Jean Graton foi publicada entre os números 57 a 64. Era o segundo episódio da série Julie Wood e já fora publicado na revista Flecha 2000.
Julie Wood
Mais uma série recente: Justin Hiriart. Barcos, navegações, piratas, aventuras em terrenos a conquistar, ponteiam esta série criada por Francisco Fructuoso no desenho e Harriet no argumento. Era recente a sua publicação original, apareceu na segunda metade da vida da revista e foi publicada nos seus três primeiros episódios: Espuma de sangue, A viagem maldita e O segredo.
Página de A viagem maldita da série Justin Hiriart

Sem comentários: