domingo, 19 de julho de 2009

Revistas - Jornal da BD (7)

A BD publicada (continuação)
Uma série publicada na segunda metade de vida da revista, e com mais incidência na sua fase final, foi Os túnicas azuis, com 5 episódios, 4 deles em números especiais: Os cavaleiros do céu, Os azuis da marinha, Os azuis na lama, O frade e Os fora da lei.
Alguns episódios datavam do início da década de 70, como Os fora da lei, de 1972, o último desenhado por Salverius, sendo o mais recente, O Frade, de 1980, que já tinha seis anos na altura da publicação.

Vinheta de Os túnicas azuis

Um dos pontos altos da revista foi a publicação da série Os passageiros do vento, de Bourgeon. Infelizmente ficou por publicar o último episódio, O cofre de ébano, apesar da sua publicação original ter ocorrido ainda 3 anos antes do fim da revista.

Os passageiros do vento

Uma história que já era a terceira vez que era publicada em Portugal. O mistério do lago, 1º episódio da série Paul Foran surgiu num dos números especiais.


Paul Foran

Mais uma série policial. Raffini, a criação de Rodolphe no argumento e Jacques Ferrandez no desenho. Surgiu apenas num único episódio: Vila Tenébre.

Vila Tenebre


O mesmo aconteceu à série medieval desenhada por William Vance, Ramiro, com o episódio O bastardo.

A épca medieval em Ramiro

Com dois episódios apareceu Sammy, num número especial: Bons velhos para os gorilas e Robots para os gorilas, desenhados por Berck, com argumento de Cauvin.

Sammy em Bons velhos para os gorilas

Também num número especial, houve o episódio Os bombeiros, da série Salamão e Mortadela desenhado por F. Ibanez.
Duas séries com o mesmo argumentista embora com desenhadores diferentes. Scarlett Dream, desenhada por Robert Gigi e Taar por Brocal Remohi. A primeira série teve dois episódios: Sombras sobre Veneza e A dois apssos do Inferno;


Scarlett Dream

Taar teve os 4 primeiros episódios da série: O ser do nada; O rebelde; Os gigantes das águas glaucas e O farol da vida.

Taar

A série de aviação Tanguy e Laverdure surgiu na revista em 5 episódios. Realce para Escola de pilotos, Pela honra dos distintivos, ( 1º e 2º episódios da série), e A esquadrilha das cegonhas , episódios da fase desenhada por Uderzo. Foram ainda publicados Operaçãotrovão e Plano de voo para o inferno, já desenhados por Serres.

Vinheta de Tanguy e Laverdure

Tif e Tondu, uma da série criada em 1938 logo no primeiro número do Spirou (edição belga), surgiu com três episódios publicados originalmente entre 1967 e 1970. Todos desenhados por Will, tiveram argumentistas distintos. A matéria verde foi escrito por Rosy e Tif e Tondu contra o cobra e O rochedo maldito tiveram como argumentista Maurice Tllieux.


As aventuras de Tif e Tondu

Sem comentários: