domingo, 27 de dezembro de 2009

Revistas - Mundo de Aventuras Especial (2)

A revista mantinha uma estrutura interna muito semelhante à revista que esatva na sua génese: o Mundo de Aventuras.
Logo no n.º1 inicou uma secção de problemas policiários: Há horas para tudo…esta é a hora do policiário, que nunca viria a ter grande sucesso, com um número residual de concorrentes, bem longe das centenas da revista-mãe. Publicada com alguma irregularidade, a partir do número 21 a secção extinguiu-se.
Neste mesmo número também surgiu uma secção de introdução ao charadismo, que não mais apareceria.
No número 4, Artur Varatojo apresenta –se com a secção Aprendiz de Sherlock, que se manteria até ao número 17, com algumas interrupções.


Cabeçalho de Aprendiz de Sherlock

No número 9 mais uma secção: Mitos & Enigmas, dedicada ao fantástico e sobrenatural, que duraria também até ao número 17;
Surgiram também artigos sobre temas variados: no número 3, Como será o mundo daqui a 20 anos, que lido a esta distãncia nos faz sorrir; no nº4 um artigo de Tharuga Latas: A estrela da epifania em Nova Iorque e ainda um texto histórico, A evasão de Lavalette, de Jorge Magalhães com alguns desenhos de Batista Mendes;no número 8 um artigo sobre Camelot.
No número 15 cinema e televisão foram temas em dois textos: 1999: uma odisseia no espaço e Gunsmoke.
No número 25 o cinema regressou com um artigo sobre o filme Hulk e no número 27 é o regresso do fantástico com o artigo O enigma dos extraterrestres.
Houve ainda alguns textos em forma de editorial: no nº 2 , comemorando o 26º aniversário e no número 4 uma justificação da selecção da BD feita para publicação.
A comemoração do 30º aniversário, no número 28 volta ater direito a mais um curto texto editorial e comemorativo da efeméride.
Os números 17 e 18 trouxeram duas separatas, respectivamente as equipas de futebol do Benfica e do F.C. Porto. O nº 21 voltou a trazer uma equipa do Benfica.
A publicação de contos também se fez, tal como na revista Mundo de Aventuras:
Viagem perigosa, escrito por Roy West com desenhos de Vítor Peon, no número 1;
Um pesadelo salva dois irmãos, de Tharuga com desenhos de Baptista Mendes, no número 2; O último combate de Roy West e Baptista Mendes, no número3;


Ilustração de Baptista Mendes para O último Combate

O forte dos acorrentados de Edgar Caygill e Baptista Mendes, no número 4;
Todos eram francos, do Insp Varatojo, no número 12; Como dois irmãos, escrito por Orlando Marques com desenhos de António Barata, no número 13; Rivais Esquimós, no número 17;



Ilustração de António Barata para Rivais Esquimós

O exemplo de um bravo, no número 18; Um homem em fuga no21, todos dos últimos dois autores; Bandidos do Rio grande, escrito por Jorge Magalhães, no número 25.
Também os artigos sobre banda desenhada marcaram presença.
No tempo do rei Artur, sem autor, e Brick Bradford, de Charles Moreau, os dois no número 4; , de Al Williamsom, de José Matos Cruz, no número 5;
Dick Tracy, de Luís Gasca no 6; Entre o amor e a lei, de Miguel Ruiz Marquez;
Steve Roper, sem autor; e Lance, de A.L. no número 7; Os 40 e os 400 anos do Fantasma, de José Matos Cruz; José Ruy o dono de uma varinha mágica que cria figuras, de Artur Varatojo; e Texto autobiográfico, de José Ruy, todos no número 13;
Entrevista com Steve Dowling, por Denis Gifford; artigo sobre Dick tracy, sem autor, no número 16; Flash Gordon, uma odisseia no espaço, por Dan Barry, no 21; Conan, A história de um sucesso, de Roy Thomas no número23; O regresso de Johnny Hazzard, escrito por José Matos Cruz, e O poeta do Mar (texto sobre Caprioli), de Tomaso Mastrandea, ambos no 25; Dale Arden: um sonho de mulher, de Alfredo Grieco, no 26; e Edgar Pierre Jacobs, da autoria de Luiz beira no número 27.
Publicou também 4 páginas documentais em Banda desenhada dedicadas aos temas: Armas do oeste, no número 1; Sabia que, no número 2; O cachimbo, no número 3, e Seja você o árbitro no número 19.

Sem comentários: