segunda-feira, 26 de maio de 2008

Séries de que eu gosto (4) - Jack Diamond


Jack Diamond foi uma série criada no desenho por Liliane e Fred Funcken, com argumento de Andre Fernez.
É curioso que em nenhuma base de dados ou revista com a série publicada, por mim consultadas, surge o nome de Fernez. Tudo parecia apontar para uma autoria total do casal Funcken. A informação sobre o autor do argumento encontrei-a numa entrevista de Liliane Funcken.


Jack Diamond tinha tudo para ser uma série de sucesso. Bem desenhada, argumento razoável e personagens interessantes, mas não passou do terceiro episódio.
Embora decorra no final do século XIX no oeste americano, dentro da genérica classificação de Western, a verdade é que mais parece uma série policial, e talvez resida aí um dos motivos da sua curta existência. Para Greg, um dos responsáveis pela revista belga Tintin onde a série foi criada, o fracasso deveu-se ao facto de os Funcken não estarem talhados para as histórias do Oeste. Já Liliane Funcken atribui o fracasso à dificuldade de lidar com a censura, que limitava o uso das armas na banda desenhada, o que numa série de Western era fatal.
Talvez os dois tenham razão. Do que não há dúvida é que nesta série o Oeste apenas servia de ambiente a “casos de polícia”.


Os três episódios publicados têm todos 30 páginas, organizadas em 4 tiras, e é interessante verificar como em tão curto espaço foi possível criar histórias com cabeça tronco e membros, demonstrando que a escola franco-belga não tem apenas a vertente de desenho, mas também a do argumento.
As tiras têm quase todas duas ou três vinhetas. Apenas por duas vezes surgem tiras com uma vinheta. Na última tira do segundo episódio e a primeira tira da última página série.
No último episódio o casal Funcken arrisca fugir um pouco ao modelo das tiras, aglutinando numa única duas vinhetas de duas tiras diferentes. Faz isso por três vezes. Nas páginas 10 e na 13, aglutinando as 3ª e 4ª tiras, e na página 20, juntando vinhetas das segundas e terceira tiras.

Jack Diamond é um agente federal que percorre os diferentes estados, esclarecendo os vários casos que é chamado a resolver.
Em apenas três episódios passa no Arizona, no Dakota Norte, em Montana e termina no Wyoming. Os referidos estados estão pintados a vermelho no mapa.



O diabo negro é o primeiro episódio da série. Jack Diamond tem que descobrir quem é o misterioso bandido mascarado que aterroriza a região. Um novo elemento passa a fazer parte da série, Bill Oakie, que de empregado numa mercearia passa a ajudante de Jack Diamond. Todo o caso se passa no Arizona





O segundo episódio, O Cão D'Absaroka, começa no Dakota Norte e termina em Montana, onde se desenrola toda a acção. Mark, um cão que eles salvam, passa a constituir com Jack Diamond e Bill Oakie o trio de personagens desta série. Mais uma vez Jack Diamond tem que efectuar uma investigação que lhe permite descobrir quem é um perigoso assaltante.



Ladrões de Gado, terceiro e último episódio, decorre no Wyoming, e desta vez Jack Diamond, assessorado por Bil Oakie e Mark, tem que descobrir quem é o chefe de um bando de ladrões de gado.

É de lamentar o fim da série ao fim destas 90 páginas
Fica aqui a última vinheta da série. Prometia aventuras que nunca se cumpriram.



Episódios

Le diable noir, publicado na edição belga da revista Tintin de 11/3/59 a 8/7/59, dos números 10 a 27. Em Portugal recebeu o nome de O diabo negro, tendo sido publicado em O falcão dos números 46 a 75, entre 29/10/59 e 19/5/60 e na revista Mundo de Aventuras 126 de 26/2/76.


Le chien d’Absaroka, entre 15/7/59 a 21/10/59 no Tintin belga , dos números 28 a 42; O cão d'Absaroka no Mundo de Aventuras 142 de 17/6/76.

Ombres sur la piste, com início da publicação em 4/11/59 a partir do número 44 do Tintin belga ; Ladrões de gado no Mundo de Aventuras 199 de 21/7/77.


Fontes consultadas

Mundo de Aventuras 126, 142 e 199

Sem comentários: