sexta-feira, 9 de maio de 2008

Uma revista que marcou

Por coerência, devo começar por escrever sobre o Mundo de Aventuras.
A primeira revista que eu comprei e que me mostrou que BD não era só as histórias que já ia lendo noutras revistas que se publicavam, foi o Mundo de Aventuras número 169 da V série, a que correspondia o número 1421, publicada em 23 de Dezembro de 1976. Foi uma prenda de Natal antecipada.

A revista tinha 48 páginas e custava 7$50, que convertidos na actual moeda dão uma valor de cerca de 4 cêntimos. Valor ridículo nos actuais referenciais, mas que na época não o era tanto.
A beleza da revista começava logo na capa, com uma imagem espectacular de um elefante carregando sobre dois homens.

No interior trazia a primeira parte de uma aventura de Tiger Joe, relacionada com a imagem da capa, e mais duas histórias que eram publicadas em continuação ao longo de vários números.


página 1

Uma com Tim Tyler, numa aventura publicada originalmente em 1935, integrada nos Clássicos da BD, destacável que ocupava as páginas centrais, e uma outra com Sandokan, personagem que nessa época estava na moda, devido à recente passagem em televisão de uma série com o mesmo nome, numa adaptação da obra de Emílio Salgari.
Mas a revista não tinha só BD.
Iniciava um conto de espírito natalício, “Sozinho no mundo, da autoria de Orlando Marques, ilustrado por António Barata, e tinha outras quatro rubricas que ocupavam 7 páginas e se intitulavam: Rubrica do Oeste, Escola de Espionagem, A Chave do Fantástico e Mistério Policiário.

De realçar também a mensagem de Boas Festas na página 3.





Sem comentários: