domingo, 27 de julho de 2008

Revistas (1) - Mundo de Aventuras (8)

A BD publicada ( do n.º 54 ao 117)

Séries estreantes
Neste grupo de revistas agora analisado há um conjunto significativo de séries em estreia.
Logo no número 54 surgiu Jerry Spring, uma das melhores séries da revista Spirou, muito bem desenhada por Jijé e com bom argumento. Neste número e no seguinte foi publicado Tráfico de armas, 4º episódio da série. Foram publicadas 4 aventuras desta personagem. Três histórias longas, com 44 páginas, e uma mais curta, Lobo solitário, com apenas 17 páginas. Pena que não tenha sido seguida uma sequência cronológica dos episódios publicados. Não sendo uma série inédita em Portugal, Jerry Spring era publicado pela primeira vez no Mundo de Aventuras.

Vinheta de Jerry Spring

Também vindo do Spirou aterrou Buck Danny, já publicado noutras revistas em Portugal, mas nunca no Mundo de Aventuras, com a vantagem de as histórias começarem a ser publicadas a partir do primeiro episódio. Foi assim possível analisar a progressão da técnica de desenho de Vitor Hubinon, que é muito significativa, e a evolução da personagem.
Vinda também da revista Spirou, surgiu uma série em estreia com o seu primeiro episódio no número 72, Paul Foran, que esclareceu O mistério do lago. Embora venha da Bélgica, os seus autores são espanhóis, Jesus Blasco usando o pseudónimo de Montero e Gil, (cujo nome é José Larraz).
Foram publicadas 3 aventuras, todas elas ocupando 2 números da revista.

Vinheta de Paul Foran
De Jesus Blasco, e chegando através da revista Spirou, foi publicado no nº 58 um episódio da série Los guerrilleros. A série, apesar de já editada em português, nunca fora publicada no Mundo de Aventuras.

Vinheta de Los Guerrilleros

Ainda de autores espanhóis, que no final da década de sessenta “ invadiram” a revista Spirou, saiu um episódio de Os Comandos da Natureza, nos números 81 e 82, numa tentativa de apanhar a moda ecologista que começava a surgir nessa época. Os autores foram Vítor Mora no texto e Puig nos desenhos.
Mas ainda houve mais material vindo do Spirou. Christian Vanel, de Daubeney, apareceu em dois episódios.

Vinheta de Christian Vanel

Os autores espanhóis não surgiram apenas através do Spirou.
António Carrillo é o autor de Gora Gopal, cujo primeiro episódio da série foi publicado no número 102. Tirando o facto de ser o episódio inicial da série, que lhe confere alguma curiosidade em termos de coleccionismo, trata-se de uma série pouco interessante.
Uma das grandes inovações da revista surgiu de Espanha. Com desenhos de Esteban Maroto foi publicado no número 85 um episódio de 5 x infinito. Uma série de ficção científica.

Página de 5 x infinito

Mas na área da ficção científica surgiu uma outra novidade, vinda de um país cuja banda desenhada era desconhecida entre nós.
Da Alemanha surgiu em estreia no número 110 a série Perry Rhodan.
A ficção científica trouxe mais uma estreia. Adam Warlock chegou dos Estados Unidos, da Marvel Comics, e estreou-se no número 101. Numa revista pouco vocacionada para os super-heróis este foi a excepção.

Vinheta de Warlock

Dos Estados Unidos, das revistas de comics, chegaram mais novidades. Da Marvel surgiu no número 107 Conan, o bárbaro, uma série que dentro do género é das melhores.

Vinheta de Conan

Houve duas adaptações de obras de Edgar Rice Burroughs. John Carter de Marte que foi publicado nos números 59, 66 e 76 e Pellucidar nos números 90, 96 e 112.

Página de Pellucidar

Como característica das histórias provenientes das revistas de comics, a mudança de desenhador ao longos dos episódios fez variar bastante a qualidade gráfica das obras.
Outra estreia com a mesma origem das anteriores foi a da personagem Korak, o filho de Tarzan. Foram publicadas 7 aventuras deste herói.
Dos Estados Unidos chegaram mais estreias. As já referidas séries humorísticas, Henry e Os sobrinhos do capitão, e uma série sobre futebol, Dick, o avançado-centro, que surgiu no número 57, e versava o mundo do futebol. Parece estranho que tal tema viesse dos Estados Unidos, mas já não parecerá tão absurdo quando se verifica que o seu autor é o argentino José Luís Salinas. Foram publicadas duas aventuras.

Tira de Dick, o avançado-centro

Mais uma estreia, desta vez vinda do outro lado do planeta. Da Austália a série Jim Hawk, de John Dixon, surgiu com um episódio no número 79.
A quantidade de séries que estreou mostra bem a mudança que ocorreu na revista a partir do número 54.

Sem comentários: