quarta-feira, 23 de julho de 2008

revistas(1) - Mundo de Aventuras (7)

A BD publicada ( do n.º 54 ao 117)


Os portugueses

Depois de um grande interregno, os autores portugueses puderam regressar ao Mundo de Aventuras. Aliás, Eduardo Teixeira Coelho já o tinha feito no número de aniversário saído no formato gigante. Mas… Eduardo Teixeira Coelho, já tinha um estatuto de europeu e não de português.
No nº 63 surgiu Baptista Mendes com uma história de duas páginas, Sousa Reis “o remexido”. Este autor surgiria por mais 11 vezes, sempre com histórias de duas páginas que retratavam factos ou pessoas da história de Portugal.
Além destas pequenas histórias fez ainda uma ilustração para um conto de Jorge Magalhães publicado no nº 73.
O número 64, Especial de Natal, de 19 de Dezembro de 1974, traz o grande regresso. Não sendo um estreia, o facto de Tomahawk Tom, criado por Vítor Peon e Edgar Caygill (Roussado Pinto), ter sido publicado pela última vez no Mundo de Aventuras em 3 de Dezembro de 1953, 21 anos antes, fazia com que parecesse novidade, apesar da história ser um reedição com 23 anos de uma aventura publicada na revista Condor.
Tomahawk Tom teve ainda mais duas histórias publicadas. Começou no Barbeiro, nos números 78 e 79 e O espírito de Manitu, no número 104, esta última uma reedição. Já tinha sido publicada também no Mundo de Aventuras em 1952.
Eugénio Silva foi outro desenhador que surgiu no Mundo de Aventuras, ilustrando um conto de Artur Varatojo publicado no nº 64.
Para uma revista que nos últimos anos da sua fase anterior ignorara os autores portugueses, esta foi um evolução de aplaudir.



Vinheta de Tomahawk Tom

Sem comentários: