quinta-feira, 31 de julho de 2008

Revistas(1) - Mundo de Aventuras (9)

A BD publicada ( do n.º 54 ao n.º 117)

Outras séries
Em primeiro lugar refiram-se algumas séries, que não estando em estreia, já não eram publicadas há muito tempo.
Cisco Kid de José Luís Salinas surgiu no número 62. Já não aparecia na revista desde 1 de Maio de 1969.

Tira de Cisco Kid

Mara, uma série do espanhol Carlos Freixas, surgiu em dois episódios. Apesar de bem desenhada, parece ser uma série completamente desenquadrada do espírito da revista nesta altura.
Wes Slade foi publicado no número 68. Não aparecera no formato gigante. A última aventura surgira em 16 de Agosto de 1973. Uma série inglesa, que embora não atinja a qualidade de Matt Marriott, tem episodios mais curtos que não permitem um desenvolvimento dramático tão grande, é agradável de ler.

Tira de Wes Slade

Uma adaptação da obra de Burroughs merece mais atenção. Trata-se de Tarzan. Os 4 episódios, publicados nos números 69, 80, 92 e 105, vêm originalmente das revistas americanas e adaptam a parte inicial da obra de Burroughs que narra a origem de Tarzan.
A adaptação é feita por Joe Kubert e pode ser considerada uma das grandes obras publicadas nestes números da revista. Os desenhos são quase sempre bons, em especial aqueles em que os rostos surgem em grande plano demonstrando agressividade. A qualidade é um bocadinho mais fraca quando Kubert desenha planos gerais.
A história seria também editada em cromos.

Tarzan desenhado por Joe Kubert

Popeye surgiu com histórias das páginas semanas. Desde 29/3/51 que a série não aparecia no Mundo de Aventuras.
Red Canyon surgiu com um pequeno episódio no número 89. A sua última aparição na revista fora em 6 de Dezembro de 1956.
Jeff Hawke, uma série de ficção científica de origem inglesa, reapareceu no número 64 após uma longa ausência. Desde 26/6/58 que não era editado pela revista.
Vítor de La Fuente surgiu com um episódio da série Sunday. A série já surgira com um episódio no Mundo de Aventuras em 26de Agosto de 1971.

Página de Sunday

Finalmente a referência a algumas outras histórias publicadas.
No número 103, uma história desenhada pelo italiano Caprioli, A lenda de Beowulf, um desenhador de grande qualidade.

Vinheta de Beowulf desenhada por Caprioli

Uma história desenhada por William Vance com apenas duas páginas, Prisioneiros do Ártico, no número 95.
No número 92, um pequeno western de Al Williamson, com melhor qualidade que os que tinham sido publicados no formato de gigante. Mesmo assim, não trouxe qualquer valor acrescentado à revista.
Sem referência de origem, em duas páginas, um episódio de guerra, William Leefe Robinson.
Nos números 67 e 68, uma história de futebol, Walter Muller, desenhada por Raymond Reding, um desenhador que aborda frequentemente a temática desportiva nos seus trabalhos.
Para terminar, uma história desenhada por Cebollo, O planeta dos mil olhos, uma abordagem entre a ficção científica e o terror, no número116. Não se percebe o que fazem esta história e este autor nesta revista.

Fontes consultadas
(para análise deste conjunto de revistas)
Mundo de aventuras , nº 54 a 117

Sem comentários: