sábado, 21 de março de 2009

A BD e a II Guerra Mundial (3) - Fantasma

Fantasma é uma das séries que mais reacções negativas provoca, devido ao seu excessivo americanismo, laivos de racismo e conservadorismo social e moral. Não deixa no entanto de ser também uma das séries mais publicadas no mundo e com mais apreciadores.
Criada em 17 de Fevereiro de 1936 com texto de Lee Falk e desenhos de Ray Moore ainda hoje é publicada, tendo por autores Paul Ryan no desenho e Tony DePaul no argumento.
A sua participação na 2ª guerra mundial durou cerca de um ano. Iniciou-se na tira publicada em 2 de Fevereiro de 1942 e terminou a 9 de Janeiro de 1943. Há a curiosidade de ter sido neste período que ocorreu uma das mudanças de desenhadores da série. Wilson McCoy substituiu Ray Moore.
Não será difícil de encontrar a causa desta incursão do herói no conflito mundial. Em 7 de Dezembro de 1941 o Japão atacou a base norte-americana de Pearl Harbour. Na sequência deste acto os Estados Unidos declararam guerra ao Japão.
Veja-se que dois meses depois o Fantasma entra na guerra. Os japoneses invadem Bengali de surpresa, atacando em força com milhares de homens, aviões e carros blindados, mas o Fantasma, com a ajuda dos pigmeus, conseguirá expulsá-los, embora tenha também no final a ajuda das tropas aliadas.

A supremacia militar da invasão japonesa
É visível no episódio o ódio americano aos japoneses mostrando-os cruéis, despidos de qualquer sentimento de bondade. Ao contrário do que é costume, o Fantasma mata. O herói que sempre se caracterizou por conseguir vencer os inimigos sem necessitar de os matar, neste caso usa as própria mãos para matar um tenente japonês.

O Fantasma afoga o japonês
O japonês morto pelo Fantasma

Os japoneses surgem com os rostos quase caricaturais, onde o tenente Kurachi é um dos casos mais evidentes.

Os rostos caricaturais dos japoneses

Sabendo-se que a banda desenhada publicada nos jornais era lida por muitos americanos, que seguiam fervorosamente as peripécias dos seus heróis favoritos, é evidente que este episódio pretendeu reforçar o sentimento anti-japonês dos americanos e ridicularizar o seu poder militar.

As armadilhas dos indígenas vencendo os japoneses

Não sei se o episódio se encontra publicado em Portugal.
As imagens aqui publicadas são de uma edição espanhola, onde a série se designa El Hombre Enmascarado.

O Fantasma contra o poder dos japoneses

Sem comentários: