quinta-feira, 5 de março de 2009

Revistas (2) - Jaguar (1)

A colecção Jaguar durou 12 números. Iniciou a sua publicação em 15 de Outubro de 1971 e terminou a 1 de Junho de 1972. Começou com periodicidade quinzenal, mas depois passou a mensal. Talvez não seja estranha a essa mudança o custo da revista, 10$00, o que mesmo considerando que tinha 52 páginas, incluindo as capas, e que a contracapa era a cores, se tratava de um valor elevado para a época. O Mundo de Aventuras custava 3$00, o Jornal do Cuto 5$00 e o Tintin 7$50.

Capa do número 4

A colecção mais parecia um edição particular de Jesus Blasco, tão grande foi o número de histórias deste autor que publicou.
A revista trazia sempre de 1 a 3 histórias longas e depois um conjunto de histórias de 1 página ou tiras humorísticas.
Apenas uma vez, no número 9, foi publicada apenas uma história.
No número 1 foi publicado um conto de Raul Correia, mas a partir daí a revista apenas publicou Banda Desenhada.

O Humor

Em termos de humor surgiram duas páginas de O gato Costeleta, sem assinatura. Ainda sem assinatura, houve duas tiras a cores no número 2, assim como as séries Don Rosnido e A Tartaruga Detective, cada uma delas com duas histórias.

Uma aventura de O gato Costeleta

Jesus Blasco, também assinou desenhos humorísticos: Marcela, com duas páginas e Coisas do Cuto, histórias de uma página, por 12 vezes.


Página de Coisas do Cuto

Moreno assinou duas páginas de humor e Alfonso um conjunto de 4 sequências, a duas tiras cada, de Humor Negro.
Há que registar as 10 páginas de Cabrero Arnal assim como 48 tiras de Olho Vermelho, estas publicadas todas no número 12.

Tira de Olho Vermelho

Sem comentários: