sexta-feira, 13 de março de 2009

A BD e a II Guerra Mundial

De 1939 a 1945 o mundo esteve em guerra. Foi a designada II Guerra Mundial. Apesar de ter o epíteto de mundial e ter envolvido países de todos os continentes, a Europa e a Ásia foram os mais atingidos.
A banda desenhada não passou, nem passa ainda, à margem deste acontecimento. Apesar de ter decorrido em apenas 6 anos, as histórias de banda desenhada que abordam o tema são imensas. É sem dúvida o acontecimento bélico que mais episódios tem nesta arte.
Há diferentes abordagens.
Existe a BD feita ainda durante o período da guerra, cujo objectivo era moralizar as populações envolvidas. Estão neste caso as séries americanas, com heróis mobilizados para a guerra e outros criados especificamente para lutarem no conflito.
Há aquela a que foi feita logo a seguir e durante muitos anos, glorificando os vencedores sempre vitoriosos. Existe a BD mais recente, que tenta fazer uma abordagem mas profunda dos factos ocorridos fugindo apenas à troca de tiros entre os soldados.
Claro que a BD que conhecemos apenas mostra o lado vencedor, mas decerto que haverá também BD feita pelos vencidos, que não conheço.
A qualidade da abordagem ao tema é muito variável, e na selecção que irá ser feita aqui, pretende-se mostrar essa variedade.

Sem comentários: