segunda-feira, 9 de março de 2009

Revistas (2) - Jaguar (2)

Portugueses

A publicação de banda desenhada portuguesa resumiu-se à reedição de duas obras de Eduardo Teixeira Coelho; Sigurd, o herói e O mensageiro, as duas no número seis.


Vinheta de Sigurd, o herói

Clássicos americanos

As tiras dos jornais americanos também não faltaram. Rick O’ Shay, de Stan Lynde, teve três episódios publicados, todos no número cinco, X-9 teve um episódio desenhado por Bob Lewis, e Brick Bradford de Paul Norris também teve um episódio. Flash Gordon, além de um episódio em tiras, desenhada por Dan Barry, também surgiu numa outra história , proveniente da página semanal, a autoria de Mac Raboy.

Vinheta de X-9

Jesus Blasco

Jesus Blasco, além das páginas humorísticas de Coisas do Cuto, apresentou ainda 5 histórias desta sua personagem.
Outra série importante deste autor foi “Os guerrilheiros” que surgiu por duas vezes.

Vinheta de Os Guerrilheiros (Los guerrilleros)

Ainda um episódio de Dick Turpin no número 10, um de Garra d’aço, o famoso agente que se podia tornar invisível, um de Arco Negro, uma série de Oeste que Blasco também desenhou, e um de O homem Indestrutível.
Mas a participação de Blasco não se ficou por aqui. A longa historia, Dan Jansen em O país perdido, que ocupou 51 das 52 páginas do número 9, e mais três histórias: O planeta misterioso com 40 páginas; duas mais curtas, Jim Temible com 9 páginas e A cabeça do rei com 6.

Os restantes
Mas a família Blasco ainda teve mais um participante identificado: Alejandro Blasco com a história Speed.
Resta indicar mais três autores publicados: Vítor de La fuente que desenhou dois episódios da excelente série Sunday;

Sequência de Sunday
uma história da série Os mosqueteiros do rei, desenhada por Arturo del Castillo, e duas páginas, em estilo documentário, desenhadas por Aura Leon intituladas Quadros do Oeste Americano.

Os mosqueteiros do rei

Numa análise global, verifica-se uma banda demasiado larga nos estilos.
Humor com características infantis, como o de Cabrero Arnal e as séries Don Rosnido e A Tartaruga Detective. Por outro lado, Olho Vermelho, que como qualquer série vinda dos jornais norte-americanos, era dirigida a um público adulto.
Na restante BD esta ambivalência manteve-se, ficando muito indefinido qual o público que a revista pretendia alcançar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde. Li algures num blog do país vizinho que o nº1 da revista Jaguar corresponderia ao segundo episódio da série OS GUERRILHEIROS, história "A Rota dos Condenados". A terceira história apareceria no Mundo de Aventuras 58 com o nome "A Sombra do Antepassado". Gostaria era de saber por onde anda o episódio 1 com o mesmo título da série e onde cabe a história do nº8 da revista Jaguar, "Dois e Mais Um...", sendo certo que o último episódio da série tem como título em castelhano "La Última Hazaña de Durango Scott". Se me pudesse ajudar, agradecia. Cumprimentos. Paulo Martins

Paulo disse...

Boa noite. Não sei se o 1º episódio de Los guerrilleros está publicado em Portugal. Fui à procura do blogue espanhol e encontrei este.http://deskartesmil.blogspot.com/2010/08/jesus-blasco-en-frances-iii.html, mas aqui as páginas que surgem identificadas como sendo do 1º episódio fazem parte de " dois e mais um" que saiu no Jaguar nº 8. Esse episódio, encontrei-o publicado em Espanha na revista Hunter, números 3 e 4, com o título "un simpatico bribon".
Penso que o 1ª episódio terá um elevado nº de páginas.Foi publicado no Spirou entre os números 1557 e 1585, e numa entrevista de Blasco a Roussado Pinto, publicada no jornal do Cuto nº 12, o desenhador espanhol afirma qúe a primeira sequência publicada tinha 6 páginas. Como a publicação se prolongou por mais 27 números deve ser uma história longa.
Não sei se haverá alguma possibilidade de o 1º episódio ser o do Jaguar 8. Só uma consulta à publicação original do Spirou poderia permitir esclarecer a dúvida.
Na revista Hunter surge nos números 5 e 6 um outro episódio chamado "guerrillas".