terça-feira, 11 de agosto de 2009

Revistas - Jornal da BD (11)

A BD Publicada
Histórias únicas (continuação)

No que concerne a histórias mais longas, não pertencentes a séries, surgiu Yan e Mirka - A expedição perdida com argumentos de Gregório Harriet e desenhos de Daniel Redondo. Do mesmo argumentista, mas com desenhos de Francisco Fructuoso, a história Indianoa também marcou presença. Dos mesmo autores, num dos números especiais saiu O preço da verdade.
Manara, mais conhecido pela BD de cariz erótico, surgiu com Quatro dedos – O homem de papel, uma história passada no Oeste.

Vinheta de O homem de papel
Sem qualquer indicação do autor, numa BD de fraca qualidade foi publicada A história dos jogos olímpicos.

A História dos Jogos Olímpicos
Bela mas perigosa, de Angus Mckie, marca uma das presenças da banda desenhada norte-americana na revista,

Bela mas perigosa
assim como a adaptação para a banda desenhada de 2010 - O ano do contacto, feita por Joe Barney, Larry Hama e J.J. Dematteis .
A obra anterior, embora fosse a adaptação de um filme, tinha como origem um livro de Artur C. Clarke.
Outras obras literárias surgiram adaptadas à banda desenhada.
Três adaptações feitas por Caprioli das obras de Júlio Verne: A ilha misteriosa (publicada em duas partes), Miguel Strogoff e Os filhos do capitão Grant,

Vinheta de A ilha misteriosa
e também, adaptada por Renato Polese no desenho e Roudolph no argumento ,a obra Viagem ao centro da Terra, com a curiosidade de esta ser a última história publicada integralmente nos números especiais.

Vinheta de Viagem ao centro da Terra

Um autor que na época tinha voltado a estar na moda, Orwell, teve O triunfo dos porcos adaptado por Marc Bati no desenho Jean Giroud no argumento.

Vinhetas de O triunfo dos porcos

Numa adaptação da obra de Mark Twain, O príncipe e o pobre, foi publicada uma história com o mesmo título, desenhada por Micheluzzi com texto de Roudolph.

O príncipe e o pobre
Para terminar as referências às adaptações literárias, fica um dos maiores clássicos da literatura mundial, As mil e uma noites, que teve vários dos seus contos publicados na revista, numa adaptação no argumento feita por Antonio Guerci e desenhados por Gino Gavioli.

As 1001 noites

Sem comentários: