sábado, 15 de agosto de 2009

Revistas - Jornal da BD (12)

A BD publicada
Portugueses

Embora não publicasse muita banda desenhada de autores portugueses, ainda foram vários os que passaram pelas páginas da revista.
O autor mais publicado foi, sem dúvida, José Ruy.
Uma das suas obras maiores foi aqui publicada: a adaptação para banda desenhada de Os Lusíadas, que ao longo de 4 volumes, distanciados temporalmente, foi sendo publicada.

Os Lusiadas

Ainda em adaptações de clássicos, José Ruy trabalhou três autos de Gil Vicente, (Auto da barca do purgatório, Auto da barca do inferno e Auto dabarca da glória), e reeditou Peregrinação, uma obra já publicada anteriormente.

Auto da barca do purgatório

Também já publicada antes , mas novamente reeditada foi A vida maravilhosa de Charles Chaplin.

Vinheta de A vida maravilhosa de Charles Chaplin

Uma das séries deste autor, Porto Bomvento, em que descreve a expansão marítima portuguesa, teve um dos seus episódios publicados: Homens sem alma.

Porto Bomvento

Quatro pequenas histórias protagonizads por animais e que foram reedições: O filhote do búfalo, Incêndio, A caçada e O naufrago. Ainda uma outra readaptação de duas pranchas intituladas A vida de Columbano Bordalo Pinheiro.

O filhote do Búfalo

Teve ainda várias páginas com BD publicitária protagonizadas pela dupla Clique e Flash.

A BD ao serviço da publicidade, Clique e Flash

Outro dos autores que nasceram na BD dos anos quarenta, e publicado na revista, foi Vítor Peon.
Sob o título Gesta heróica, foram publicadas três histórias referentes a figuras e factos da história de Portugal. A grande aventura dos templários, A zorra e Dona Muma.

Página de A Zorra

Um outro autor, já com mais de 30 anos de carreira na época, José Garcês, também avançou pelos temas históricos com A grande aventura, com texto de Pedro Reis.

Vinheta de A grande aventura

Embora a história viesse de França, publicada pela Metal Hurlant o desenhador é português, José Abel. A série era Brian Alves, tratava-se do seu primeiro episódio, Nas mãos dos soviéticos e o argumento pertencia a Frederic Charpier.

Brian Alves, Nas mãos dos soviéticos

1 comentário:

Lights disse...

Parabens pelo site :)

Vai ser motivo de muitas minhas visitas!