quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Revistas - Jornal da BD (13)

A BD publicada
Portugueses (continuação)

Uma outra série, que teve alguma divulgação na Europa, foi Tonius, o lusitano, da autoria de J. André no desenho e Tito no argumento: A truta de ouro e Uma aventura nas Astúrias, foram os episódios reeditados na revista.

Tónius em A truta de ouro

No final dos anos setenta,o desenhador Augusto Trigo começou a aparecer com regularidade no Mundo de Aventuras. Aqui, no Jornal da BD, foram reeditados dois de Wakantanka, O bisonte negro e O povo dos espíritos, com texto de Jorge Magalhães.

Wakantanka

Dos mesmos autores, também já como reedição, foram publicados Excalibur, a espada encantada

Excalibur
e Kumalo.

Kumalo

Arlindo Fagundes apresentou a história La chavalitta, aquilo que poderia ser o 1º episódio de uma série que prometia.

La Chavalitta

Nos últimos números surgiram ainda duas histórias de dois autores, publicadas a preto e branco: Povo da noite de Ricardo Lute

Povo da noite
e A gruta dos três irmãos de Eugénio Silva.

A gruta dos três irmãos

No suplemento BD Jovem, surgido a partir do 28 º volume, destinado a publicar os trabalhos premiados no 3º Concurso Nacional de Banda Desenhada, foram publicados vários autores, todos com pequenas histórias a preto e branco. Ruca com O tesouro dos Nazis; As trapalhadas de Gatilho e Sargento Culatra de Luís Castro no desenho e João Silva no texto; “Barraca” na praia de Miguel Alves; Uma história sem título de António Jorge de Almeida Gonçalves; Volta ao mundo em cento e doze dias de Luís Filipe Alvoeiro C. Quaresma; Urbano Fobia de José Tiago Rodrigues e Pedro Castro; ; sem título de Tó Zé; Ted Sponja de Carlos Martins no texto e Nuno Saraiva nos desenhos; Assim não dá (?) (palavra indecifrável) de José Augusto Duarte Santos; Dr Mabuza de Ajota.

O tesouro dos nazis

Sem comentários: