segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Autores - Vitor Péon (4)

Editada pela Agência Portuguesa de Revistas, surgiu a revista Condor, no início dos anos 50, publicando histórias completas, uma inovação em relação à tradição de histórias em continuação. Vítor Péon, abriu a revista com mais um episódio de Tomahawk Tom, Reg Tooper, o renegado. A série regressaria rapidamente com mais dois episódios, A Cidade Sem Lei e Luta Sem Tréguas.
Algumas das capas da revista também são de Vítor Péon assim como a história A fuga do traidor. A revista Audácia, que iniciou a sua publicação em 1954, também recorreu Vítor Péon e ao seu Tomahawk Tom em Carrer Lee, o invencível, embora tenha publicado uma outra história desenhada por Vítor Péon logo no seu primeiro número. Também uma história do oeste, O bando da cidade perdida.


Página de O bando da cidade perdida

Em 1952 Vitor Péon é já um desenhador de créditos firmados e surge numa exposição de Banda desenhada realizada no palácio da Independência em Lisboa.
Entretanto tenta a sorte na Bélgica, onde apenas fica 3 meses, regressando a Portugal, onde Roussado Pinto o convida para mais uma iniciativa, a revista Titã, onde, além de desenhar a capa do primeiro número, inicia a história Circos em Luta e mais tarde Filipe de Noronha, o corsário.

Capa da revista Titã número 1

Surgiu a edição de um livro de Adolfo Simões Muller, O capitão da morte : pequena historia de Roberto Scott e da sua viagem ao polo sul, com ilustrações suas.
Muito provavelmente desta década de 50 serão as suas ilustrações para Em Demanda do Grão-Cataio, de João Carlos Beckert D' Assumpção
Em 1956 desenhou uma versão de Flecha de Ouro para a revista Valente, e dois anos depois saiu Aventura na selva na revista Cavaleiro Andante.



Vinhetas de Aventura na selva

Sem comentários: