quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Revistas - Mundo de Aventuras Especial (8)

A Bélgica, ou aquele que é designado de forma mais lata, o mercado franco-belga, além de Boule e Bill já referido anteriormente, foi marcando uma presença, que embora não muito intensa, se foi mantendo ao longo da vida da revista.

As pequenas histórias completas, entre 4 e 6 páginas, que a revista Tintin belga costumava publicar, normalmente referentes a personalidades históricas ou a factos verídicos, marcaram presença.

No número 1, A estrada do Alaska, desenhada por Fernand Cheneval e texto de Step; com texto do mesmo autor e desenhos da dupla Lilliane e Fred Funcken, saiu no nº 9, Jean Lafitte; no número 27 surgiram duas histórias, O segredo de Tout-Ankh- Amon de Edgar Pierre Jacobs

Vinhetas de O segredo de Tout-Ankh-Amon.

e Os pequenso homens-verdes de Lublin desenhada por Rosinski e com texto de Kurta; no número 33, da autoria de Paul Cuvelier, saiu A Ilíada.

Vinheta de A Ilíada

No número 10, uma história com 64 páginas, Corentin entre os pele-vermelhas, de Paul Cuvelier. No número 24 o primeiro episódio da série, saído em 1946 e 1947, fazendo parte da lista das primeiras histórias saídas na revista Tintin, logo a partir do número 1 em1946, também seria publicado.

Corentin entre os pele-vermelhas

Paul Cuvelier ainda teria mais uma série publicada, Wapi, que saiu com uma aventura no número 28.

Wapi

A saga do Grizzly, mais um execelente trabalho gráfico de Auclair, onde são sempre evidentes as suas preocupações ecológicas, saiu no número 22.

A saga do Grizzly

Nic o sonhador de Hermann e Morphée no número 30 e Um rei bárbaro de Franz e André-Paul Duchateau, estas duas histórias a cores, encerram a lista da Bd vinda da Bélgica.

Vinheta de Um rei bárbaro

Sem comentários: