sexta-feira, 27 de junho de 2008

Revistas (1) - Mundo de Aventuras (2)

Do número 1 ao número 53 (a)

O novo formato

A anterior série do Mundo de Aventuras, devido ao seu reduzido tamanho, foi responsável por mutilar muitas bandas desenhadas. Cortavam-se parte das vinhetas, eliminavam-se outras, os balões eram muitas vezes exagerados.
A nova série anunciava-se com “ O dobro do formato, o dobro da emoção” e prometia respeitar os enquadramentos originais das histórias.
Anunciava também a grande surpresa da contracapa a cores, com um poster de ídolos do espectáculo ou do desporto. Esta promessa só se manteve até ao número 8, tendo a partir desse número a contracapa sido ocupada com publicidade.
O novo formato funcionava bem com as histórias por tiras, que podiam assim ser enquadradas de melhor forma, mas já não suportava de forma tão aceitável outro tipo de histórias publicadas originalmente em formatos mais pequenos que os da revista.
As capas usavam quase sempre algumas imagens das histórias publicadas no seu interior. O papel usado na revista era de má qualidade.
Este formato durou 53 números, com 32 páginas, com excepção do número 46, comemorativo do 25 º aniversário, que teve 64. Todos ao preço de 5$00, excepto o número de aniversário que custava 10$00.

Capa do n.º 1 da nova série

A promessa feita no editorial do número 1, de respeitar o tamanho natural dos desenhos, depressa foi esquecida. No número 2, surgiu uma história de Typhoon Tracy em que as vinhetas engordaram significativamente da primeira para a segunda página.
No número 5 surgiu um editorial, com o título Conversando, onde se anunciava uma secção de Anedotas ilustradas, com um prémio de 150$00 para cada uma que fosse publicada. Também se anunciava uma secção de Cartas ao Director a iniciar no número seguinte
No número 7 surgiu, com um número de atraso, a prometida página com resposta ao correio recebido dos leitores, mas ou os leitores deixaram de escrever ou o Director se esqueceu de responder. Até à mudança de formato nunca mais houve correspondência respondida..
A partir do número 9 surgiu uma página chamada Um conto por semana, onde apareceram histórias escritas por António Madeira Santos e Jorge Magalhães, que rapidamente perdeu a regularidade semanal.
No número 10 surgiu pela primeira vez a prometida página com anedotas ilustradas pelos leitores. No número 14 saiu mais uma ilustração de um leitor e o assunto ficou arrumado.

Surgiu pela primeira vez , no número 23 um texto sobre banda desenhada, no caso um texto de Jorge Magalhães sobre a série Fantasma. No número 26 foi sobre Johnny Hazard, no 34 sobre Alex Raymond, no 37 abordou-se a saga do Principe Valente, no 44 centrou-se na personagem de X-9 e no número 45 houve uma entrevista com Hugo Pratt. No 47 apareceu um texto sobre Rip Kirby.
As histórias publicadas em cada número eram completas, com uma excepção. Uma história iniciada no número 49, A badalada do diabo, apenas concluiu na revista seguinte.

Anuncio de uma aventura de Robin dos Bosques desenhada por Eduardo Teixeira Coelho

Na maior parte dos números foram publicadas duas histórias diferentes. 12 vezes a revista saiu apenas com uma história, 11 revistas saíram com três histórias e 3 vezes foram publicadas 4 .
Como uma das histórias foi dividida por dois números, ficamos com um total de 112 histórias diferentes nos 53 números
O número 48 anunciava uma nova remodelação da revista para breve.

O número 53 prometia um novo formato ao mesmo preço.

Sem comentários: