sábado, 7 de junho de 2008

Séries de que eu gosto (5) - X-9 (1)

Os autores

Agente Secreto X-9, ou Agente Secreto Phil Corrigan, é uma das séries obrigatórias de referir quando se pretende abordar a história da banda desenhada.
A série foi publicada pela primeira vez em 22/1/1934 no Evening Journal. Foi criada pelo desenhador Alex Raymond e pelo escritor Dashiel Hammett, tendo surgido da necessidade do King Features Syndicate criar uma personagem que rivalizasse com a série Dick Tracy publicada pelo Daily-News.
Dashiell Hammett apenas terá escrito verdadeiramente o guião do primeiro episódio. Quanto aos três seguintes terá havido alguma alterações em relação às propostas do escritor.
Após a saída de Hammett o argumento passou para Leslie Chateris, criador da conhecida personagem da literatura policial, O Santo.
O argumentista que se seguiu foi Robert Storm, usando o pseudónimo de Max Trell, que foi o responsável pela escrita dos episódios entre 1935 e 1944.
Durante o período de Alex Raymond como desenhador da série nem todos os desenhos terão sido da sua autoria. As primeiras 24 tiras de O rapto de Phillip Shaw, o 5º episódio, terão sido desenhadas por Alan Dean.


Vinheta desenhada por Alex Raymond

Quando Alex Raymond abandonou a série em Novembro de 1935, após o 7º episódio, que terminou a sua publicação a 11 de Novembro desse ano, foi substituído por Charles Flanders, que desenhou a série até ao final da aventura que terminou em 9 de Abril de 1938.
Nicholas Afonsky pegou então nos desenhos da série durante pouco mais de meio ano, até 5 de Novembro. Austin Briggs desenhou os episódios seguintes, até 13 de Maio de 1939, data em que foi substituído por Mel Graff, desenhador da série durante cerca de 20 anos, até 12 de Março de 1960. O último episódio de Briggs foi terminado por Mel Graff, embora este não tenha assinado as tiras.


O X-9 de Austin Briggs

Durante o período de Graff alguns dos episódios foram desenhados parcialmente, ou mesmo na sua totalidade, por Paul Norris. Houve também alguns desenhos de George Gegory. Depois de Robert Storm deixar de ser o argumentista, Mel Graff passou a ser o responsável pelo guião até ter abandonado a série.

Seguiu-se Bob Lewis, pseudónimo de Bob Lubbers, que assinou o desenho e também foi autor dos argumentos, surgindo a sua assinatura pela primeira vez em 16 de Março de 1960

tira desenhada por Bob Lewis

A 30 de Janeiro de 1967 a série passou a ter novos responsáveis . Al Williamson como desenhador e Archie Goodwin como argumentista. As primeiras tiras de Williamson não foram assinadas, tendo tal facto ocorrido apenas a partir de 25 de Fevereiro.


Al Williamson

Várias vezes Al Williamsom foi substituído, como de 14 a 19 de Agosto de 1967 em que os desenhos, não assinados, são da autoria de Neal Adams. Stanley Pitt e Gray Morrow foram outros desenhadores esporádicos de algumas tiras da época de Al Williamson.
A partir de 1980 George Evans começou a assinar os desenhos, sendo também responsável pelo argumento, até ao final da série em 10 de Fevereiro de 1996.

Última tira de X-9

Sem comentários: