domingo, 22 de junho de 2008

Séries de que eu gosto (6) - Cartouche

Saber o que faz alguém gostar de uma BD não é fácil de descrever. Há séries com bons desenhos, séries com bons argumentos e séries de que se gosta. Nem sempre os três factores são cumulativos.
Neste caso estou perante uma situação dessas. Será das séries mais desinteressantes de Eduardo Teixeira Coelho, em que não surgem desenhos excepcionais, alguns até têm qualidade bastante baixa, o argumento é simples e linear, mas é no entanto uma série de aventuras agradável de ler.
A série foi criada para uma revista de formato pequeno, 130x180, que se designava ela própria Cartouche, situação que provavelmente não obrigava a grande pormenores na parte artística, dado o tamanho com que as vinhetas ficavam.
Louis Dominique Cartouche, assim ele se apresenta perante Jehan Gasserin, chefe da milícia, logo no primeiro episódio da série, é um fora-da-lei francês do tipo “rouba aos ricos para dar aos pobres”. O seu quartel-general é em Paris.
Os seus adversários, sobre quem sempre leva sempre a melhor, são:



Croizille, chefe da polícia,



Cardinal, um inspector da polícia,



e o tenente Hector Bragance


Os seus companheiros de luta são:


Robert Garguille, ex-ajudante de procurador,


Gratelard, comediante,

Truber, ferreiro de profissão e cirurgião de alcunha, e


Gros-Cousin, a quem não se conhece qualquer actividade.



São estes quatro elementos que coadjuvam Cartouche na luta contra as injustiças reais.
Refira-se ainda a filha de Croizille, Florette, que tem uma paixão por Cartouche, defendendo-o acaloradamente perante o pai.

A impressão de algumas páginas não é a melhor, com os desenhos a serem pouco nítidos e em outros casos a ficarem com borrões de tinta escura.
Os desenhos de Eduardo Teixeira Coelho estão longe dos seus melhores trabalhos, com um grande descuido em relação ás imagens de fundo nas vinhetas, não existindo qualquer fundo ou então existindo cenários atabalhoados.



Página inicial do 2º episódio na revista Cartouche nº2

Apesar dos maus acabamentos, os desenhos mantêm aquele que é um das melhores atributos de Coelho. A capacidade de revelar sentimentos através dos rostos. Apesar de nesta série as fisionomias serem quase caricaturais para algumas personagens, as emoções que expressam são sempre nítidas e bem desenhadas: o medo, a alegria, a tristeza e a paixão surgem sempre nas faces desenhadas de forma bem explicita.
Esta personagem, Cartouche, é inspirada num bandido francês com o mesmo nome. Na ficção Cartouche vence sempre, na realidade não aconteceu desse modo.


Episódios

Sobre os primeiro sete episódios não há qualquer dúvida. Foram publicados originalmente na revista Cartouche e foram também foram em Portugal.
A partir daí informação que se encontra é divergente.
Mas de acordo com Leonardo de Sá e António Dias de Deus, houve 12 números da revista, com outros tantos episódios.
Mais tarde, outro desenhador terá feitos novos episódios.

Publicados em Portugal.

La coquille d'or, publicado em Cartouche nº1, em Setembro de 1964; A concha de ouro na edição portuguesa, publicada no Mundo de Aventuras 174 de 27 de Janeiro de 1977.

Cartouche s’en mêle, cartouche nº2, Outubro de 1964; Cartouche diverte-se, Mundo de Aventuras nº 193 em 9 de Junho de 1977; Selecções nº 241, Outubro de 1981

Cartouche et le testament, Cartouche nº 3, Novembro de 1964 ; O testamento, Mundo de Aventuras 224, de 12 de Janeiro de 1978

Cartouche ouvre le bal; Cartouche nº 4, Dezembro de 1964; Cartouche abre o baile, Mundo de Aventuras 254 de 10 de Agosto de 1978

Seul contre tous, Cartouche nº 5, Janeiro de 1965; Só contra todos, Mundo de Aventuras 308 de 30 de Agosto de 1979

La tour, prends garde; Cartouche, nº 6 Fevereiro de 1965; Em guarda, la Tour, Mundo de Aventuras 340 de 10 de Abril de 1980

La rose d’Or, Cartouche nº 7, Março de 1965; A moeda de ouro, Mundo de Aventuras 485, de 27 de Janeiro de 1983


Não publicados em Portugal

L’équipée de Montrougue, Cartouche nº 8, Abril de 1965
Royale Picardie, Cartouche nº 9, Maio de 1965


Fontes consultadas
http://fr.wikipedia.org/wiki/Louis_Dominique_Cartouche http://jeunesseetvacances.free.fr/cartouche/index.htm ( imagem das capas cartouche)
Dias de Deus, António; De Sá, Leonardo, (1998), ET Coelho A arte e a vida, Edições Época de Ouro
Mundo de Aventuras ( V série): 174, 193, 224, 254, 308, 340, 485



Sem comentários: