quarta-feira, 11 de junho de 2008

Séries de que eu gosto (5) - X-9 (3)

Publicação em Portugal

A primeira referência que encontrei foi O Pirilau, que iniciou a publicação de Revolveres silenciosos, a segunda história de X-9, em 4/11/1939. Não sei se será a pioneira, mas sem dúvida que é de realçar que esta publicação tivesse ocorrido apenas 5 anos depois do surgimento da série nos Estados Unidos.
Em 1944 a revista Diabrete também publicou a série seguindo-se o Mundo de Aventuras em 1949.
A série teve um problema, com a proibição pela censura da sua publicação nas revistas de banda desenhada em 1954.
Pela qualidade da impressão, e a vantagem do formato em que foram publicadas, devem referir-se os episódios publicados no Mundo de Aventuras Especial, desenhados por Al Williamsom, assim como alguns no Jornal do Cuto. Há uma revista editada pela Portugal Press , num número único em formato grande, com uma aventura da fase Mel Graff ,que vale a pena ler, com um episódio de excelente argumento.

Capa da revista edidata pela Portugal Press

Não perder também os episódios publicados no Mundo de Aventuras nos primeiros 53 números da V série (ou II como mais tarde foi designada), que embora não sejam beneficiados pela qualidade do papel, ficaram com um tamanho excelente devido ao formato da revista.
A maior parte das histórias foram publicadas no Mundo de Aventuras, com qualidade de impressão variável, mas raramente boa. Algumas foram publicadas com 5 tiras por paginas, todas muito muito próximas umas das outras, situação que não tornava agradável a leitura.
Com falta de vinhetas, com reduções extremas dos desenhos, ou mutilações “criminosas”, surgem alguma publicações em pequeno formato. Na Colecção Acção, um conjunto de cinco revistas só histórias de X-9, na colecção Mistério e nas microscópicas Ciclone e Condor Popular.

Página da revista Condor Popular

Regra geral, as histórias não estão repetidas nas várias publicações.
As repetições ocorrem mais no que se refere aos episódios publicados em álbum. Reedições de histórias saídas nas revistas.
Saindo das revistas e passando para os jornais, X- 9 foi publicado durante quase 50 nos no Jornal de Notícias, que publicou a última tira, datada de 10 de Fevereiro de 1996, no dia 14 de Julho desse mesmo ano .
Em álbuns foram publicados todos os episódios de Alex Raymond pela Edições 70, num conjunto de 7 albuns, e os três primeiros episódios de Al Williamson num álbum da editorial Futura. De lamentar que a publicação feita pelas edições 70 não tenha mantido a forma das tiras.




Lista de revistas onde X-9 foi publicado (possivelmente incompleta)


Acção
Agente Secreto X-9
( número único, editado pela Portugal Press em 1978)
Canguru
Ciclone
( 1ª série)
Condor Popular
Diabrete
Enciclopédia O Mosquito

Êxitos da TV
Herói
Mistério
Morteiro
Mundo de Aventuras
Mundo de Aventuras Especial
Jaguar
Jornal do Cuto
(uma das histórias foi publicada em destacável – Selecções do Jornal do Cuto - e mais tarde editada num único livro com todas as séries publicadas nesse destacável)
O Grilo
O Tico

O Pirilau
Policial
Secreto
Super Grilo

Álbuns
Edições 70 ( 7 volumes- fase de Alex Raymond)
Editorial Futura ( 1 volume)

Jornais
Jornal de notícias

Sem comentários: